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Atores deixam de ser preteridos por campanhas de grifes

Especialistas comentam movimento no mercado publicitário, que volta a dar foco a estrelas da TV

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 jul 2023, 15h00

Nos últimos tempos, os influenciadores têm conquistado cada vez mais destaque no mercado publicitário, visando a campanhas de moda e life style. Mas algumas grifes voltaram a procurar atores para estrelar os anúncios de novas coleções, em particular as que são voltadas ao público masculino – tido como mais tradicional na hora do consumo.

José Loreto, por exemplo, estrela a nova campanha de primavera da Ellus. “Muito feliz de iniciar a parceria com uma das marcas que mais admiro na moda feita no Brasil”, disse. Já a Hering, no clima de Dia dos Pais, convidou Chay Suede e seus dois filhos, Maria, 3 anos, e José, 2. A campanha retrata a paternidade como uma jornada de aprendizado e conexão. “Como uma marca próxima das famílias brasileiras, entendemos, junto com elas que ser pai é estar aberto a aprender e criar laços todos os dias para construir vínculos que estabelecem confiança e valores. Chay traduz esses atributos em sua versão de pai”, defende Fabíola Guimarães, diretora da Hering.

Felipe Titto e o filho, Theo, 19, estrelam o comercial da marca de moda masculina Urban Performance. Já a Vivara, uma das maiores joalherias da América Latina, fez campanha com o ator Rômulo Estrela e seu filho, Theo, 7, que fotografou pela primeira vez ao lado do pai. “Estamos olhando cada vez mais para o público masculino e no seu desejo pelo universo das joias. Eles representam uma parcela grande da nossa demanda e queremos que, quando entrem em nossas lojas, encontrem opções que os agradem, diz Marina Cirelli, diretora de marketing e sustentabilidade da marca.

Sobra espaço até para quem não é ator, mas está sempre na televisão. O apresentador Tadeu Schmidt estreia ao lado das filhas Valentina, 21, e Laura, 19, um comercial para a marca Simples Reserva – com foco em roupas básicas para atender diferentes gêneros, idades e tamanhos. Para especialistas em marketing, essa é uma tendência positiva que os grupos de comunicação abriram possibilidades, e mais do que isso, de contratar celebridades que tenham ótima reputação no mercado. “O que há pouco tempo era impensável, vetada pela TV Globo, hoje é uma realidade. O mercado publicitário logo endossou a novidade contratando profissionais que possuem ótima imagem com alto potencial de engajamento perante o mercado como o Tadeu Schmidt”, afirma Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.

Além de ser mais barato contratar atores do que atrizes (geralmente o cachê delas é o dobro e dependem de maior estrutura nos bastidores), eles precisam estar em evidência há mais tempo para se tornarem relevantes ao público. O que também inclui participação em redes sociais. “Daqui para frente, cada vez mais as marcas procurarão pessoas com grande força de engajamento e que possuem sinergia para utilizarem em suas campanhas, cada uma com a sua necessidade de perfil”, corrobora Renê Salviano, CEO da Heatmap.

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Rômulo Estrela e seu filho, Theo
Rômulo Estrela e seu filho, Theo – (./Divulgação)
Tadeu Schmidt ao lado das filhas Valentina, 21, e Laura, 19
Tadeu Schmidt ao lado das filhas Valentina, 21, e Laura, 19 – (./Divulgação)
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