Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Notas de falecimentos – Julho de 2013

Dennis Burkley (1945-2013) Ator, dublador e músico, Dennis Burkley faleceu aos 67 anos de idade no dia 14 de julho, segundo informou o Hollywood Reporter. O filho de Burkley disse que o pai estava doente há algum tempo, vindo a falecer enquanto dormia. Dennis Henry Burkley nasceu no dia 10 de setembro de 1945 em […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 05h41 - Publicado em 2 ago 2013, 13h37

Dennis Burkley (Foto: site oficial do ator)

Dennis Burkley (1945-2013)

Ator, dublador e músico, Dennis Burkley faleceu aos 67 anos de idade no dia 14 de julho, segundo informou o Hollywood Reporter. O filho de Burkley disse que o pai estava doente há algum tempo, vindo a falecer enquanto dormia.

Dennis Henry Burkley nasceu no dia 10 de setembro de 1945 em Van Nuys, California, mas cresceu em uma cidade próxima de Dallas, Texas. Segundo informações divulgadas em seu site, após se formar em Arte Dramática, Burkley se mudou para Los Angeles para tentar uma carreira cinematográfica. Neste meio tempo, ele trabalhou limpando piscinas. Um de seus clientes foi o diretor Bob Rafelson, que o escalou como figurante em O Guarda Costas, filme de 1976 com Jeff Bridges, Sally Field e Arnold Schwarzenegger.

Ao longo dos anos, ele ainda seria visto em filmes como Heróis Sem Causa, Alienígenas na Terra, Marcas do Destino, O Romance de Murphy, Quem É Essa Garota?, Sem Saída, Lambada e Pare Senão Mamãe Atira!, entre outros.

Will Smith e Burkley em ‘Um Maluco no Pedaço’ (Foto: NBC)

Mas foi na TV que o ator se estabeleceu fazendo participações especiais em diversas séries produzidas entre as décadas de 1970 e 2000. Entre elas Emergência, Kojak, Família, Starsky & Hutch, McCloud, Quincy, Oito é Demais, Baretta, Maude, Arquivo Confidencial, As Aventuras de B.J., Xerife Lobo, Dupla Genial, O Super Herói Americano, A Supermáquina, Duro na Queda, Night Court, Os Gatões, Hospital, Tempo Quente, O Carona, Who’s The Boss?, Sonhando Acordado, Ellen, Plantão Médico, Nova Iorque Contra o Crime, O Renegado, The Visitor, JAG, Home Improvement, Martial Law, remake de O Fugitivo, The Drew Carey Show, Um Maluco no Pedaço, Reba e My Name is Earl, entre outros.

Continua após a publicidade

Em Chumbo Grosso, Burkley teve participações recorrentes interpretando um motoqueiro racista chamado Sonny Crockett. Quando Anthony Yerkovich, um dos roteiristas e produtores da série, criou Miami Vice, ele pegou o nome deste personagem e o deu a Don Johnson, que o tornou mundialmente famoso.

Entre 1980 e 1981, Burkley integrou o elenco de Sanford, sequência da topical sitcom Sanford & Son, que por sua vez era um remake da britânica Steptole & Son. A sitcom teve apenas uma temporada com vinte e seis episódios produzidos. Entre 1997 e 2010, o ator integrou o elenco de vozes da série animada King ot the Hill/O Rei do Pedaço, na qual interpretava o diretor Moss, tendo feito também outros personagens.

Além de ator, Burkley também era professor de arte dramática em cursos ministrados em Los Angeles. Ele era casado desde 1967 com Laura Alderdice, com quem teve dois filhos, Shannan e Shawn.

 

Eileen Brennan (Foto: Getty)

Continua após a publicidade

Eileen Brennan (1932-2013)

Atriz convidada em diversas séries produzidas entre 1970 e 2000, Eileen Brennan faleceu aos 80 anos de idade no dia 28 de julho, vítima de câncer na bexiga.

Verla Eileen Regina Brennen nasceu no dia 3 de setembro de 1932. Ela era filha da atriz Jean Manahan, que trabalhou durante o período do cinema mudo (ou silencioso, como preferirem). Ela iniciou sua carreira na década de 1950, atuando no teatro em Washington. Mais tarde ela se mudou para Nova Iorque, onde começou a atuar em peças e musicais. Em 1964, ela chamou a atenção da crítica com o musical Hello Dolly!, na qual interpretou Irene, uma viúva proprietária de uma loja de chapéus que deseja se casar novamente.

Este trabalho a levou ao cinema onde esteve em filmes como Divórcio à Americana, A Última Sessão de Cinema, Golpe de Mestre, Assassinato por Morte, O Detetive Desastrado, Recruta Benjamin, Os Sete Suspeitos, Texasville, Loucos de Paixão e Miss Simpatia 2, entre outros.

Eileen chegou na TV na década de 1960, atuando no humorístico Laugh-In. Ao longo de sua carreira, ela foi vista em episódios das séries Nós e o Fantasma, Os Audaciosos, Tudo em Família, O Casal McMillan, Barnaby Jones, Kojak, Taxi, O Barco do Amor, Newhart, Blossom, thirtysomething, Home Improvement, Contos da Cripta, Assassinato por Escrito, Walker Texas Ranger, Plantão Médico, Veronica’s Closet, Nash Bridges, Louco Por Você, O Toque de um Anjo, e participações recorrentes em Sétimo Céu e Will & Grace.

Eileen integrou o elenco de quatro séries: 13 Queens Boulevard, sitcom sobre os moradores de um condomínio no Queens; A New Kind of Family, sitcom sobre duas mulheres divorciadas e seus respectivos filhos, que vivem na mesma casa; Off the Rack, sitcom sobre um homem rabugento que se vê forçado a trabalhar com a viúva de seu sócio; e Recruta Benjamin, versão televisiva do filme, na qual ela interpreta o mesmo personagem, a Capitã Doreen Lewis.

Continua após a publicidade

Durante a produção desta última, a atriz foi atropelada quando saía de um restaurante. Gravemente ferida, Eileen ficou internada por dois meses, recuperando-se com a ajuda de analgésicos. Como resultado, ela se tornou dependente de medicamentos. Para tentar se livrar do problema, ela se internou na Clínica Betty Ford em 1984 para um tratamento de seis semanas. O acidente deixou sequelas. A atriz tinha dificuldades para se locomover e movimentos limitados no lado esquerdo do corpo. Essa experiência também a levou a entrar em contato com sua espiritualidade.

Entre 1968 e 1975, ela foi casada com o fotógrafo e poeta David John Lampson, com quem teve dois filhos, o ator Patrick Brennan (The Black Donnellys) e o cantor Sam Lampson.

 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J7FRDbMhPq8&w=620&h=330%5D

Ionei Silva

Radialista e dublador brasileiro, Ionei Silva faleceu no dia 22 de julho, aos 71 anos de idade, vítima de pneumonia em consequência de complicações que surgiram após uma cirurgia na vesícula.

Continua após a publicidade

Natural de Uberlândia, Minas Gerais, Ionei iniciou sua carreira artística no rádio, com programas infantis. Após anos trabalhando como radialista em Minas Gerais, Ionei se mudou para São Paulo, onde iniciou uma carreira como dublador. Passando por estúdios como Herbert Richers, AIC, Pery Filmes e Delart, Ionei emprestou sua voz a diversos personagens de séries animadas como Caverna do Dragão (Mestre dos Magos), Tutubarão (protagonista), Riquinho (Duarte), Fantasminha Legal (Silva), Os Robobos (Larry), A Formiga e o Tamanduá (Tamanduá), Carangos e Motocas (Avesso), Devlin, o Motoqueiro (Todd), Peter Potamus (Tico-Mico), Patrulha Estelar (Dr. Sam) e Guzula (Guzula), entre outros.

Ele também dublou Robert Blake na série Baretta. Entre as demais produções em que atuou como dublador estão Buck Rogers, The Thick, Os Smurfs, Missão Mágica, O Regresso do Ultraman Vila Sésamo, entre outros.

No vídeo, trecho de Baretta com a voz de Ionei Silva.

 

Paul Jenkins na série ‘Mash’ (Foto: Fox/Reprodução)

Continua após a publicidade

Paul Jenkins (1939-2013)

Ator convidado de diversas séries produzidas entre 1970 e 2000, Paul Jenkins faleceu aos 74 anos de idade no dia 1º de julho. Segundo o Deadline, o ator estava enfermo há algum tempo.

Jenkins estudou para ser padre mas acabou mudando de ideia. Ele iniciou sua carreira artística no teatro na década de 1960 antes de estrear no cinema e na TV. Segundo sua biografia, divulgada pelo Industry Central, Jenkins iniciou sua carreira de ator no teatro amador na Filadélfia. Mais tarde, em Nova Iorque, ele trabalhou em peças off-Broadway e trabalhou no Actor’s Studio. No teatro, ele esteve em montagens como Um Estranho no Ninho, A Grande Esperança Branca e a Journey of Eden, monólogo escrito e estrelado por ele sobre a vida do jornalista e ativista social Jack London.

Jenkins em foto mais recente (Foto: Industry Central)

Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de séries como Mash, Galeria do Terror, Columbo, A Família Dó-Ré-Mi, Mannix, Os Novatos, Kojak, São Francisco Urgente, A Poderosa Isis, Barney Miller, Cannon, Harry O, Os Novos Centuriões, Arquivo Confidencial, Starsky & Hutch, Sra. Columbo, Lou Grant, Xerife Lobo, As Aventuras de B.J., Hospital, Quincy – Corpo de Delito, Tiro Certo, Além da Imaginação, Walker Texas Ranger, Ally McBeal, O Quinteto, The West Wing e Arquivo Morto, entre outras.

Entre 1974 e 1976, Jenkins teve participações recorrentes na série A Família Walton, na qual interpretou o professor Parks. Ele também passou pelo elenco de apoio de Dinastia.

No cinema, ele esteve em filmes como A Organização, Rede de Intrigas, Chinatown, Um Homem Impossível de Amar e Quebra de Sigilo, entre outros.

 

Victor Lundin em 2011 (Foto: Getty)

Victor Lundin (1930-2013)

Ator convidado em séries de TV, Victor Lundin faleceu no dia 29 de junho, aos 83 anos de idade, após uma longa enfermidade, segundo divulgado pelo Hollywood Reporter.

Lundin nasceu no dia 15 de junho de 1930 em Chicago. Segundo divulgado por seu site oficial, aos 16 anos de idade, Lundin fez parte de uma banda antes de começar a fazer cursos para se tornar cantor de ópera. Na década de 1950, ele começou a participar de algumas montagens de musicais, como o Barco das Ilusões e Mame. Esses trabalhos o levaram para a TV, onde participou de alguns programas de variedades e comerciais que precisavam de alguém que sabia cantar.

No final da década de 1950, Lundin passou a fazer participações em séries de TV como ator convidado.

Lundin como um Klingon em ‘Jornada nas Estrelas’ (Foto: Paramount/Reprodução)

Ao longo de sua carreira, ele foi visto em episódios de Bronco, Gunsmoke, Aventuras no Paraíso, Cheyenne, Túnel do Tempo, Agente 86, Hondo, O Agente da UNCLE, Viagem ao Fundo do Mar (onde interpretou o Homem Lagosta), Mannix, Batman e Babylon 5. Ele também foi um dos primeiros atores a interpretar um Klingon na série Jornada nas Estrelas.

O ator também fez alguns trabalhos no cinema, sendo o mais conhecido o filme Robinson Crusoé em Marte, versão futurista da obra de Daniel Defoe, que apresenta dois astronautas presos no planeta Marte. Lundin interpretou Sexta-Feira, um alienígena que era tratado como escravo por uma outra raça.

Além de ator, cantor e compositor (ele chegou a gravar dois álbuns: Little Owl e The Storyteller, 2001 e 2005), Lundin também era formado em Comunicação e em Literatura.

Cliquem em algumas das fotos para ampliar.

(E-D) Lundin, John Dehner e David Hedison em cena de ‘Viagem ao Fundo do Mar’ (Foto: Fox/Reprodução)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.