Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Michael Sheen estrela ‘Masters of Sex’

Neste domingo, dia 28 de setembro, o canal Showtime estreia a série Masters of Sex, adaptação de Michelle Ashford (The Pacific, John Adams) do livro não ficcional Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson. A obra narra as experiências conduzidas pelo Dr. William Masters e sua assistente Virgínia Johnson na década de […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 05h18 - Publicado em 28 set 2013, 15h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Elenco de ‘Masters of Sex’ (Fotos: Showtime)

    Publicidade

    Neste domingo, dia 28 de setembro, o canal Showtime estreia a série Masters of Sex, adaptação de Michelle Ashford (The Pacific, John Adams) do livro não ficcional Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson.

    Publicidade

    A obra narra as experiências conduzidas pelo Dr. William Masters e sua assistente Virgínia Johnson na década de 1950, sobre o comportamento sexual do ser humano e a forma como o corpo reage ao ato sexual. A ideia de realizar a pesquisa surgiu quando Masters cursava a faculdade de medicina. Na época, o único relatório que existia sobre o assunto era o de Alfred Kinsey, realizado entre as décadas de 1940-1950. Este trabalho de pesquisa foi retratado no cinema com o filme Kinsey, de 2004. Para Masters, o relatório era limitado, pois se baseava em entrevistas. Ele queria que sua pesquisa fosse realizada com base em observações científicas do ato sexual em si.

    Masters & Johnson

    Publicidade

    Em 1954, quando trabalhava no departamento de ginecologia e obstetrícia de uma Universidade de St. Louis, Masters conseguiu o apoio do comissário de polícia e do arcebispo da igreja católica para realizar seus estudos sobre a sexualidade feminina, conduzido em um bordel da região.

    William Masters e Virgínia Johnson na década de 1960 (Foto: Getty)

    Publicidade

    Utilizando espelhos de duas faces, Masters observava as prostitutas durante o trabalho. Com o tempo, ele percebeu que este método de pesquisa não era o mais adequado, visto que as prostitutas fingem a maior a parte do tempo, não representando portanto o comportamento sexual feminino como um todo.

    Continua após a publicidade

    Um dia, uma estudante de medicina lhe disse que, vez ou outra, a mulher finge sim ter tido orgasmo. Percebendo que ele não tinha a menor noção do comportamento sexual feminino, ele decidiu buscar uma assistente que pudesse lhe ajudar com a pesquisa.

    Publicidade

    Foi então que ele conheceu Virginia Johnson, ex-cantora e secretária na clínica do hospital que atendia pacientes. Embora não tivesse um diploma na área, Virginia era uma mulher que já tinha passado por dois casamentos e tinha dois filhos para criar.

    Com experiência sexual, não tendo restrições para conversar sobre o assunto e capaz de compreender a diferença entre o ato físico e o romance, ela se tornou a parceira ideal de Masters para realizar a pesquisa.

    Publicidade

    Em entrevistas ao longo dos anos, Virgínia revelou que sempre se interessou por sexo, mantendo diferentes relacionamentos ao longo de sua vida, mas nunca se interessou pela pessoa com quem estava, incluindo seus maridos. Ela acredita que sua distância emocional surgiu quando foi abandonada pelo namorado, um capitão do exército.

    A assistência de Virgínia teve início como uma observadora das sessões que eram realizadas em laboratório. Mas logo ela e Masters se tornaram parte das experiências científicas. Na época, Masters era casado e Virgínia namorava um juiz.

    Continua após a publicidade

    As experiências duraram alguns anos, até que um empresário do ramo de perfumes pediu Virgínia em casamento. Temendo que, com isso, sua parceria com ela terminasse, Masters decidiu se casar com Virgínia em 1971. Nesta época, as pesquisas da dupla já tinham sido publicadas e o sucesso do primeiro volume de Human Sexual Response transformou o casal em celebridade.

    O casamento durou vinte anos e terminou da mesma forma fria com a qual começou. Aos 79 anos de idade, Masters se casou com o primeiro amor de sua vida, uma mulher que ele conheceu quando era adolescente e a quem havia enviado duas dúzias de rosas e uma carta de amor. Quando ele descobriu que ela nunca recebera o presente, Masters entrou novamente em contato com ela e a pediu em casamento. Ele morreu em 2001, aos 85 anos de idade, vítima de complicações da doença de Parkinson. Após se divorciar de Masters, Virgínia viveu sozinha. Arrependida de ter se casado com ele, Virgínia destruiu todas as anotações e vídeos do trabalho que realizou com Masters e o culpou por tê-la impedido de se formar. Ela morreu em julho deste ano, aos 88 anos de idade.

    A Série

    Em seu primeiro episódio, a série Masters of Sex retrata a personalidade da dupla. Michael Sheen estrela sua primeira série de TV interpretando Masters. O ator estrelava Hamlet no teatro quando foi chamado para substituir Paul Bettany, que tinha sido originalmente escolhido para interpretar o personagem. Rumores indicam que Bettany deixou o elenco por não ter lhe sido dado o direito de escolher a atriz que contracenaria com ele. Muito provavelmente aquela que interpretaria sua esposa, já que Lizzie Caplan tinha sido escolhida antes dele para interpretar Virgínia Johnson.

    Na série, Masters é um homem racional e distante, casado com  Libby (Caitlin Fitzgerald). Enquanto sua esposa tenta desesperadamente engravidar, Masters, um homem sexualmente reprimido e sentindo-se culpado por não conseguir realizar o sonho de Libby, mergulha cada vez mais em suas pesquisas sobre a reação do corpo humano ao ato sexual. Libby acredita que a postura distante de Masters é culpa sua, por não conseguir lhe dar um filho, o que a deixa ainda mais deprimida.

    Continua após a publicidade

    O ano é 1956, Masters luta para conseguir apoio financeiro da faculdade para suas pesquisas. A recusa o leva a dar continuidade ao projeto em segredo. Ele conhece Virgínia através de seu colega, o Dr. Ethan Haas (William D’Agosto), um jovem residente que mantém um relacionamento com a nova secretária do departamento de obstetrícia. Para Virgínia (Caplan), seu relacionamento com Haas é apenas a de ‘um amigo com benefícios’, algo que ele não compreende e não aceita facilmente. Mas é justamente essa postura de Virgínia com relação à sua vida sexual que chama a atenção de Masters, que a elege sua nova assistente.

    Micahel Sheen e Caitlin Fitzgerald

    Duas vezes divorciada e mãe de duas crianças, Henry (Cole Sand) e Tessa (Kayla Madison), Virgínia sonha em um dia se formar. Ela não se enquadra na mentalidade feminina de sua época, especialmente ao das mulheres de St. Louis. Acreditando ter encontrado sua grande oportunidade profissional, Virgínia mergulha nas pesquisas de Masters, genuinamente valorizando seu trabalho.

    As pesquisas de Masters contam com a participação do Dr. Austin Langham (Teddy Sears), convidado a ser um dos voluntários no estudo sobre o sexo. Casado e com fama de conquistador, Langham aproveita cada minuto em que passa no laboratório, praticando sexo com as demais voluntárias.

    Entre aqueles que inicialmente se opõem às pesquisas está Barton Scully (Beau Bridges, de The Millers), amigo e mentor de Masters e reitor da Universidade.

    Continua após a publicidade

    Apesar de apreciar o interesse de Masters no comportamento sexual do ser humano, ele está mais preocupado com o escândalo que as pesquisas podem provocar, prejudicando a reputação do hospital e da Universidade.

    Barton é casado com Margaret (Allison Janney, de The West Wing e Mom), com quem tem uma filha, Vivian (Rose McIver, de Once Upon a Time). Margaret é uma mulher obediente e sexualmente ingênua. Ela será uma das primeiras mulheres a ser afetada pelas descobertas das pesquisas de Masters, o que a levará a dar um novo rumo em sua vida. A atriz fará participação em cinco episódios.

    No elenco também está Julianne Nicholson, que interpreta a Dra. Lilian DePaul, uma novata no departamento de obstetrícia que passou a vida lutando contra os estereótipos, o que a leva a se interessar por Virgínia. Julianne substituiu Wendi McLendon-Covey (Rules of Engagement), originalmente contratada para interpretar esta personagem.

    Os demais atores que terão participações recorrentes na série são Annaleigh Ashford como Betty DiMello, prostituta observada por Masters; Heléne Yorke como Jane Martin, voluntária recrutada por Virgínia; Mather Zickle (House of Lies) como George Johnson, bandleader e ex-marido de Virgínia; e Ann Dowd como Estabrooks Masters, mãe de William Masters. O episódio piloto conta com a participação especial de Margo Martindale (Justified, The Millers), que interpreta a primeira assistente de Masters.

    Lizzie Caplan, Cole Sand e Kayla Madison

    Continua após a publicidade

    Em paralelo à pesquisa realizada no laboratório de Masters, a série pretende explorar as dificuldades e os problemas sexuais que casais enfrentavam nas décadas de 1950 e 1960, bem como a luta que os gays travavam todos os dias para manter sua sexualidade escondida da sociedade.

    Os produtores não deixam claro quantas temporadas foram planejadas para narrar a história proposta. Visto que Masters e Virgínia se casaram em 1971, e a série tem início em 1956, é possível que, não havendo saltos no tempo, a produção se limite ao período das pesquisas e da publicação dos livros, que tiveram início em 1966.

    A primeira temporada tem doze episódios produzidos. Além do piloto, os demais episódios receberam os títulos de Race to Space, Standard Deviation, Thank You For Coming, Catherine, Brave New World, All Together Now, Love and Marriage, Involuntary, Fallout, Phallic VictoriesElvis Has Left the Building.

    A produção é da Sony Pictures Television. No Brasil, Masters of Sex estreia no dia 7 de outubro pela HBO. Confiram aqui o trailer da série.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=UPvF2nGrIYE&w=620&h=330%5D

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.