Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Centenário de Lucille Ball e 60 Anos de I Love Lucy

Considerada a ‘Primeira Dama da Televisão Americana’ e ‘A Rainha da Comédia’, Lucille Ball faria 100 anos no dia 6 de agosto. Para celebrar o centenário da atriz o Hollywood Museum, em parceria com a CBS Home Entertainment e a Paramount Home Entertainment, organizou a exposição “Lucy – America’s Queen of Comedy”, que ficará aberta ao […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h05 - Publicado em 4 ago 2011, 14h59

Lucy em foto de 1942

Considerada a ‘Primeira Dama da Televisão Americana’ e ‘A Rainha da Comédia’, Lucille Ball faria 100 anos no dia 6 de agosto.

Para celebrar o centenário da atriz o Hollywood Museum, em parceria com a CBS Home Entertainment e a Paramount Home Entertainment, organizou a exposição “Lucy – America’s Queen of Comedy”, que ficará aberta ao público entre os dias 3 de agosto e 30 de novembro, em Los Angeles.

O evento também servirá para celebrar os 60 anos de “I Love Lucy“, série produzida e estrelada por Lucy e seu marido, Desi Arnaz.

Continua após a publicidade

Entre os itens que fazem parte da exposição estão centenas de fotos que acompanham a vida e a carreira da atriz e da produção da série; prêmios que “I Love Lucy” e a atriz receberam ao longo dos anos; esboços originais e figurinos, criados por Halston, Elois Jennsen e Bob Mackie; o equipamento de edição original utilizado para a produção da série, filmada em película com três câmeras; e roteiros originais de Lucy para a série “I Love Lucy” e outros filmes em que trabalhou, que trazem anotações pessoais.

Durante a exposição também serão exibidos episódios selecionados da série que revolucionou a televisão americana. Adaptada da sitcom radiofônica “My Favorite Husband”, estrelada por Lucy e Richard Denning, a série “I Love Lucy” definiu a técnica de produção das sitcoms tradicionais e estabeleceu personagens e situações que são reproduzidos até hoje.

Desi e Lucy

Continua após a publicidade

A série surgiu da necessidade de Lucy e Desi de ficarem juntos. Casados há 10 anos, eles passavam muito tempo separados, cuidando de suas respectivas carreiras. Assim, quando Lucy recebeu o convite da CBS para estrelar a versão televisiva de “My Favorite Husband”, na qual ela interpretava a esposa de um banqueiro, ela impôs a condição de que seu marido na vida real substituiria Denning.

Ninguém acreditava que o público, e os patrocinadores, aceitariam uma série na qual um cubano era casado com uma americana. Para provar o contrário, o casal criou um show de vaudeville com o qual se apresentou em night clubes. A receptividade da platéia convenceu o canal a produzir “I Love Lucy”.

Mas a CBS não queria assumir os riscos sozinha, especialmente quando Desi insistiu que a sitcom deveria ser filmada em película, com a presença de um público. Na época, ainda não existia o sistema syndication, que é a venda de produções para canais regionais os quais reprisam as séries, gerando lucro para quem a produziu. Com uma TV ao vivo, poucos programas chegaram a ser filmados em película, elevando seu custo. As sitcoms, tal qual os programas humorísticos, eram transmitidas em sua maioria ao vivo com a presença do público. Aquelas que eram filmadas não contavam com a presença de um público.

Continua após a publicidade

Assim, o casal formou a Desilu Productions, com o objetivo de co-produzir “I Love Lucy”. O estúdio cresceu e passou a investir em novas produções, sendo as mais famosas “Os Intocáveis”, “Jornada nas Estrelas” e “Missão: Impossível”.

Adaptada por Jess Oppenheimer, Madelyn Pugh e Bob Carroll, Jr., a série “I Love Lucy” apresentou as inúmeras tentativas desesperadas de uma simples dona de casa de realizar seus sonhos: se tornar artista. Não importava que tipo de artista, desde que fosse famosa. Sem se empenhar em aprender alguma habilidade, Lucy Ricardo queria ser tão importante quanto o marido Ricky, um bandleader de clubes noturnos em Nova Iorque. Com esse enredo e com as situações nas quais a personagem se envolvia, a série retratou a guerra dos sexos e a determinação da mulher em conquistar um ‘lugar ao sol’.

A dobradinha Lucy e Ethel, sua melhor amiga, estabeleceu a personagem feminina na TV, desenvolvendo diversas características de personalidades. Engrandecendo e exagerando situações que poderiam ocorrer na vida de pessoas comuns, a série ofereceu roteiros e personagens que  sobrevivem até os dias de hoje. Já a atriz Lucille Ball teve seu estilo de atuação copiado por dezenas de comediantes ao longo das décadas, entre as atuais estão Julia Louis-Dreyfuss, Debra Messing e Fran Drescher.

Continua após a publicidade

Lucy e Ethel

Um dos maiores sucessos da época, “I Love Lucy” ficou em primeiro lugar na audiência ao longo de quatro dos seis anos em que foi produzida. De lá para cá, vem sendo reprisada constantemente, criando novas gerações de fãs.

Em 1960, o casal se divorciou após 20 anos de união. Desi vendeu sua parte no estúdio para Lucy, que passou a cuidar dos negócios, mas ainda contando com o apoio do ex-marido. Assim, em 1962, Lucy se tornaria a primeira mulher a comandar um estúdio importante em Hollywood. Em 1967, Lucy vendeu o estúdio para a Paramount, que o transformou em sua unidade de produção de programas para a televisão.

Continua após a publicidade

Desi morreu em 2 de dezembro de 1986, aos 69 anos de idade, vítima de câncer no pulmão. Lucy morreu em 26 de abril de 1989, aos 77 anos de idade, vítima de uma ruptura na aorta. Quatro semanas antes, ela marcou presença na cerimônia de entrega do Oscar, ao lado de Bob Hope.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=6PfnbIVYI7g&w=620&h=349%5D

https://s.videos.globo.com/p2/player.swf

https://s.videos.globo.com/p2/player.swf

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.