Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

As derrotas mais doloridas para Lula no primeiro turno

Presidente acha que o PT não aproveitou a volta ao poder para ganhar terreno e lamenta fracassos simbólicos pelo país

Por Daniel Pereira 12 out 2024, 21h03

O resultado do primeiro turno da eleição municipal é incontroverso: a esquerda saiu derrotada, e o Centrão, a direita e o conservadorismo, fortalecidos. Apesar disso, o presidente Lula alega que o governo não fracassou nas urnas e que o revés se restringe a seu partido, o PT, que não teria aproveitado o crescimento econômico e a retomada dos programais sociais, feitos de sua gestão, para conquistar um número maior de prefeituras.

Até agora, a legenda ganhou em apenas 248 municípios e está na nona colocação entre as siglas que mais conquistaram prefeituras. No segundo turno, o PT ainda disputará em 13 cidades, incluindo quatro capitais. “Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje, 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste”, disse o presidente na sexta-feira, 11, a uma rádio de Fortaleza.

A declaração revela um dos dissabores de Lula — o PT deixou de ser um partido nacional. Para piorar, comandará principalmente municípios de pequeno porte. As duas grandes vitórias até agora ocorreram em Contagem e Juiz de Fora, ambas em Minas Gerais.

Símbolos perdidos

No dia seguinte à votação, numa reunião no Palácio do Planalto, o presidente listou algumas derrotas que o incomodaram. Uma delas foi em Araraquara (SP), onde o prefeito petista Edinho Silva — cotado para substituir a deputada Gleisi Hoffmann no comando do partido — não conseguiu eleger a sucessora, que acabou superada por um nome apoiado pela família Bolsonaro. Edinho dizia ter quase 70% de aprovação, mas não resistiu ao embate direto com o bolsonarismo.

O presidente também demonstrou desalento com a situação em São Paulo. Quadros estrelados do PT, como Emídio de Souza, ex-chefe do PT-SP e amigo de Lula, fracassaram. Diante de ministros e líderes governistas, Lula também lamentou a derrota em Goiânia, onde a candidata Adriana Accorsi não chegou ao segundo turno, o que parecia bem encaminhado. Adriana é filha do ex-prefeito da capital goiana Darci Accorsi, morto em 2014 e companheiro de longa data do presidente.

Em entrevista à rádio de Fortaleza, Lula citou ainda o fracasso do PT na capital do Piauí. O partido nunca comandou a cidade e esperava quebrar o tabu em 2024. “Em Teresina, todo mundo dava como certa a eleição do candidato do PT.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.