Assine VEJA por R$2,00/semana
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

‘Smash’ ganha novo showrunner

No cinema, a visão artística do diretor determina a abordagem que o filme dará ao roteiro. Nas séries de televisão, esta função é do showrunner, que também fica responsável por negociações com a emissora, atores e equipe técnica. Normalmente este cargo é ocupado pelo roteirista mais experiente da equipe ou aquele que criou a série. […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 09h01 - Publicado em 25 abr 2012, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No cinema, a visão artística do diretor determina a abordagem que o filme dará ao roteiro. Nas séries de televisão, esta função é do showrunner, que também fica responsável por negociações com a emissora, atores e equipe técnica.

    Publicidade

    Normalmente este cargo é ocupado pelo roteirista mais experiente da equipe ou aquele que criou a série.

    Publicidade

    Quando o criador de um programa não tem experiência suficiente para atuar como showrunner, ele recebe o auxílio de um produtor mais capacitado, que assume o controle do programa durante a primeira temporada, período no qual o criador da série aprenderá a função para exercê-la a partir da segunda temporada.

    Em Smash o cargo de showrunner foi ocupado por Theresa Rebeck, criadora da série que tem experiência como produtora, tanto no teatro quanto na TV, onde atuou em séries como Canterbury’s Law, Lei & Ordem: Crimes Premeditados e Maximum Bob. Apesar de sua experiência, o resultado é esse que se vê a cada episódio: uma série com uma proposta muito boa mas mal executada. Por esse motivo, ao renovar a produção, a NBC pediu a troca do showrunner.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Assim, Theresa foi substituída por Josh Safran, produtor executivo e roteirista de Gossip Girl. A criadora de Smash manterá os créditos de roteirista e de produtora executiva, cargo que funciona como uma espécie de assistente ao showrunner, mas ela não estará mais envolvida com o dia a dia da produção, visto que retornará à sua carreira no teatro.

    A missão de Safran é dar um novo rumo criativo à série. Segundo a imprensa americana, ele venceu os concorrentes ao cargo por ter impressionado os produtores com sua visão para a segunda temporada, que estreia nos EUA durante a Fall Season, período que inicia em setembro.

    Publicidade

    Cliquem na imagem para ampliar. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.