O cancelamento da série 1899 não só pegou os fãs de surpresa, como também os criadores e até mesmo o próprio elenco. Por meio das redes sociais, alguns atores protestaram contra o encerramento precoce da produção pela Netflix. “Nem sequer nos foi dada a oportunidade de contar tanta história. É uma grande vergonha que uma série de sucesso amada no mundo todo tenha sido cancelada. Não faz sentido para mim e para tantos outros”, disse o galês Aneurin Barnard, que interpreta Daniel Solace, em uma publicação no Instagram.
Outros membros do elenco demonstraram tristeza e frustração em relação à decisão da gigante do streaming. No Twitter, Lucas Lynggaard Tønnesen, ator que interpreta Krester na série, publicou uma foto de seu primeiro encontro com a equipe e escreveu: “Estamos realmente devastados”. Ele também aproveitou para compartilhar uma petição feita por fãs para a renovação de 1899. Até o momento, o abaixo assinado conta com mais de 55 000 assinaturas.
https://twitter.com/Lucashewnut/status/1610001585353916419?cxt=HHwWhoCw7az679csAAAA
Vale lembrar que há alguns meses, a série foi acusada de plágio pela cartunista brasileira Mary Cagnin, que afirmou que a produção copiava diversos aspectos de sua HQ, Black Silence, lançada em 2016. A polêmica, porém, não deve ter sido um grande fator para o cancelamento de 1899. Mesmo não tendo sido um fracasso de audiência, a história não atingiu números significativos de visualizações. A título de comparação, Wandinha, outra grande aposta da Netflix lançada no mesmo período, soma até o momento 1,4 bilhão de horas assistidas, enquanto 1899 fez apenas 257 milhões durante o tempo em que apareceu no top10 da plataforma, entre 14 de novembro e 18 de dezembro. Por se tratar de uma ficção científica com altos custos de produção, o retorno pode não ter sido o esperado pelo serviço de streaming — algo cada vez mais comum no mercado, caso de Westworld, da HBO, que teve o mesmo destino.
A Netflix não deu grandes motivos para o cancelamento da série. O comunicado veio através dos criadores Baran bo Odar e Jantje Friese, também responsáveis pelo sucesso Dark, no dia 2 de janeiro. “Nós adoraríamos finalizar a série com uma segunda e terceira temporada, mas às vezes as coisas não acontecem como planejamos”, escreveram.