Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

A resposta do SBT sobre suposta fake news de tragédia no RS

Reportagem de Márcia Dantas sobre caminhões com doações barrados foi ao ar no programa 'Tá na Hora'

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 14h56 - Publicado em 8 Maio 2024, 19h42

Após ser acusado de promover uma fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul na terça-feira, 7, o SBT emitiu uma nota de posicionamento nesta quarta, 8. As enchentes no estado já provocaram a morte de 100 pessoas, e 85% dos municípios foram afetados. O programa Tá na Hora, apresentado por Marcão do Povo, que mistura jornalismo e entretenimento, realizou uma cobertura nas estradas do estado e, de acordo com uma reportagem de Márcia Dantas, caminhões com doações estariam sendo barrados por fiscalização por não apresentarem nota fiscal — um boato disseminado em grupos de WhatsApp e nas redes sociais — e por extrapolarem o limite de peso permitido. Na matéria, entrevistados, incluindo um funcionário da Defesa Civil, alegavam ter sido notificados e autuados em 200 reais. A GloboNews e a Record chegaram a fazer outras reportagens desmentindo a informação. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) também negou a informações em uma nota publicada nas redes sociais avisando que cargas com donativos não precisam passar por fiscalização e pedágios.

A reportagem dizia que uma empresa de pães havia sido barrada. Na rede social X (antigo Twitter), a mesma afirmou que o caminhão foi abordado por excesso de peso e depois liberado para seguir viagem, e que os donativos chegaram às pessoas que fazem a distruibuição.

No Tá na Hora desta quarta, a repórter se defendeu das acusações. “A situação dos caminhoneiros, algo que nós flagramos vindo para Santa Catarina, realmente aconteceu. A Agência Nacional de Transportes Terrestres emitiu uma nota dizendo que a multa vai ser anulada e reconheceu que a multa foi feita. Mas, se o nosso jornalismo cometer qualquer erro, nós seremos transparentes, iremos colocar essa informação aqui e consertá-la, pois é o nosso compromisso. Nesse caso, nós não divulgamos fake news, não fomos politizados. E é importante deixar isso muito claro, até porque estão acontecendo ataques”, disse Márcia.

O SBT emitiu uma nota de posicionamento sobre as acusações, afirmando que a matéria influenciou novas medidas da Agência Nacional de Transportes Terrestres e que é uma emissora apartidária. “O SBT reforça seu compromisso com a verdade e ressalta que todo o departamento de Jornalismo da emissora é guiado pela premissa de responsabilidade com a informação e com a sociedade. A emissora não produz e não divulga inverdades e não tem o objetivo de politizar qualquer assunto conduzido pela equipe de jornalismo. Especificamente sobre a tragédia que assola o Sul do país, o SBT tem adotado uma postura de serviço de utilidade pública, divulgando todas as ações de auxílio às vítimas e os canais oficiais de doação. Em determinado momento desse trabalho, nossa equipe de reportagem constatou embaraços oficiais ao trânsito de caminhões com doações para o Rio Grande do Sul, e assim retratou os fatos, até mesmo como forma de alerta às autoridades”, diz o comunicado.

Continua após a publicidade

“A informação foi confirmada hoje pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e o resultado, inclusive, é a suspensão das multas aplicadas, o que só foi possível diante da exposição do fato. O objetivo da cobertura do Jornalismo do SBT sobre a tragédia no Sul do país segue sendo o de ser um canal de apoio à população local, reforçando tudo o que pode ser feito para auxiliar as pessoas. Não há nem nunca houve vínculo ou objetivo político. Comprometida com a verdade, a emissora seguirá trabalhando de forma incansável para trazer informação de qualidade e credibilidade para toda a população brasileira.”, completa a emissora de Silvio Santos.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.