Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Pesquisa Ibope mostra crescimento de Sartori (MDB) e Leite (PSDB)

Tucano triplicou intenção de votos desde a primeira pesquisa Ibope no estado

Por Paula Sperb
Atualizado em 13 set 2018, 20h24 - Publicado em 13 set 2018, 20h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A terceira pesquisa Ibope no Rio Grande do Sul, divulgada na noite desta quinta-feira, 13, indica o crescimento do atual governador, José Ivo Sartori (MDB), e do seu oponente, Eduardo Leite (PSDB) (leia entrevistas com todos candidatos abaixo). Enquanto Sartori consolida sua liderança com 29%, o tucano triplicou sua intenção de votos desde a primeira pesquisa, saltando de 8% para 25% da intenção de votos no último levantamento. Juntos, o emedebista e o tucano ocupam 2/3 do horário eleitoral.

    Na primeira pesquisa, Eduardo Leite aparecia tecnicamente empatado com Miguel Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT), embaralhando o cenário para o segundo turno. A segunda pesquisa Ibope já indicava o crescimento de Leite, que tinha dobrado a sua preferência. Agora, a pesquisa indica que o segundo turno da eleição gaúcha seria entre Sartori, que tenta a reeleição, e Leite. O Rio Grande do Sul nunca reelegeu um governador no período democrático.

    Conforme o levantamento divulgada nesta quinta, Sartori tem 29% (antes 25% e 19%); Leite tem 25% (antes 18% e 8%), Rossetto tem 12% (antes 14% e 8%) e Jorge tem 7% (antes 8% e 7%). A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS. O Ibope entrevistou 204 eleitores em 69 cidades entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos e a pesquisa está registrada no TRE como RS- 04827/2018.

    Depois aparecem Julio Flores (PSTU), com 1% (antes 3% e 4%), Mateus Bandeira (Novo), com 1% (antes 2% e 2%), Roberto Robaina (Psol), com 1% (antes 2% e 2%) e Paulo Medeiros (PCO), com 0% (antes não pontuou). Brancos /nulos somam 13% e 11% não souberam responder.

    Segundo turno

    Na simulação de segundo turno, Leite teria 38% dos votos contra 37% de Sartori. Em um cenário entre o atual governador e Rossetto, Sartori seria reeleito com 43% contra 28%. Na hipótese de um segundo turno com Leite e Rossetto, o tucano venceria o petista por 45% a 24%.

    Continua após a publicidade

    Sartori continua sendo o mais rejeitado, embora a propaganda na televisão seja um dos fatores que tem feito sua rejeição cair. Agora, 31% dos eleitores nunca votariam em Sartori (antes 39% e 44%). Ele é seguido por Rossetto, com 14% (antes 13% e 12%), Robaina, com 11% (antes 13% e 10%), Flores, com 10% (mesma rejeição nas anteriores), Jorge, com 8% (antes 7% e 8%), Bandeira, com 7% (antes 9% e 6%), Leite, com 7% (antes 8% e 7%), e Medeiros com 7% (antes 8% e, na anterior, não pontuou). Do total, 13% poderiam votar em todos e 24% não sabem.

    Candidatos

    Acima, veja entrevistas com os candidatos, publicadas em ordem alfabética. Paulo Medeiros (PCO) ainda não havia divulgado candidatura quando as entrevistas foram realizadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.