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Estado aparelhado – Petistas do Ibama pressionaram para “melar” inauguração do Rodoanel

Na Folha: O analista ambiental do Ibama Antonio Paulo de Paiva Ganme disse à Folha que fiscais foram pressionados a tentar dificultar a inauguração de trecho do Rodoanel. Ele foi destituído em julho da chefia da Divisão de Proteção Ambiental após fiscalização no porto de Santos. Folha – Houve orientação do Ibama para multar os […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h50 - Publicado em 25 out 2010, 07h19

Na Folha:
O analista ambiental do Ibama Antonio Paulo de Paiva Ganme disse à Folha que fiscais foram pressionados a tentar dificultar a inauguração de trecho do Rodoanel. Ele foi destituído em julho da chefia da Divisão de Proteção Ambiental após fiscalização no porto de Santos.

Folha – Houve orientação do Ibama para multar os responsáveis pelo Rodoanel? Antonio Paulo de Paiva Ganme – Na antevéspera da inauguração do trecho sul do Rodoanel, o superintendente substituto veio falar que havia uma denúncia e que a gente tinha que ir imediatamente fazer a autuação.

Houve pressão?
A pressão para que a coisa fosse feita rapidamente foi mantida. Houve até assédio moral contra meu substituto.

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Que tipo de assédio?
Do tipo “tem que ir, tem que ir logo, vamos, vamos”. Uma pressão para que o pessoal saísse correndo.

Qual o objetivo?
Provavelmente era “melar” a inauguração. […] Foi feita a vistoria, foram constatadas as irregularidades, eu determinei, como é óbvio, que se autuasse tanto a Dersa, que é a responsável pelo licenciamento, quanto as empreiteiras envolvidas.
Sei que tinha a Mendes Júnior, essas grandes empreiteiras. Quando o superintendente [substituto] ficou sabendo disso, ele falou à equipe: “Não, não há necessidade de se autuar as empreiteiras”. O pessoal falou: “Não, lógico que há, foi quem efetivou o crime ambiental”. Veio uma contra-ordem: “Não, deixa pra lá”.

Vocês suspeitaram de uso político do Ibama?
É, pela maneira como veio essa pressão, como se fosse uma emergência ambiental. Emergência seria durante a construção. Depois de pronto, não é mais.
A maneira como houve esse assédio moral, para que fossem correndo e a maneira como depois, “ah, não é mais para autuar as empreiteiras”, ficou claríssimo que mais uma vez estava uso político.

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