PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Aécio e Pimentel ignoram direção do PT e reafirmam aliança formal

Na Folha Online. Volto depois:O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), ignoraram o veto da Executiva Nacional do PT e anunciaram que estarão juntos na disputa pela prefeitura da capital mineira. O PT vetou a aliança alegando que poderia prejudicar as eleições presidenciais de 2010, já […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h22 - Publicado em 11 jun 2008, 21h57
Na Folha Online. Volto depois:
O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), ignoraram o veto da Executiva Nacional do PT e anunciaram que estarão juntos na disputa pela prefeitura da capital mineira. O PT vetou a aliança alegando que poderia prejudicar as eleições presidenciais de 2010, já que o PSDB é um partido de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva –e Aécio é um dos presidenciáveis do PSDB.
Aécio e Pimentel são mentores da chapa encabeçada por Márcio Lacerda (PSB), que tem como vice o deputado Roberto Carvalho (PT-MG). “O que eu posso garantir é que vocês verão essa mesma cena, o prefeito da capital com a administração elogiada em todos os níveis e em todas as regiões da capital, ao lado do governador do Estado, olhando para frente”, disse Aécio após se reunir com Pimentel. “O prefeito e o governador estarão juntos para eleger esta chapa encabeçada pelo ex-secretário Marcio de Lacerda e tendo como vice o deputado Roberto Carvalho.”
Aécio afirmou que a política do Estado é decidida por mineiros e não por políticos de outras regiões do país. “Em Minas, quem decide o seu destino são os mineiros. Aqueles que vêem com a visão distorcida de fora, buscando influenciar ou enfim se intrometer naquilo que é decidido em Minas Gerais, recebe a repulsa da população e não das lideranças políticas.”
O mineiro desafiou ainda os contrários à aliança a explicarem sua posição perante a população. “Se isso [aliança entre Aécio e Pimentel] incomoda lideranças políticas de outros Estados, se eles se incomodam com esta união de Minas ou com o fortalecimento que esta união de Minas possa fortalecer até no plano federal, caberá a eles explicar as suas posições. Isso não cabe a nós mineiros. Não é isso que interferirá na construção política de Minas.”

Comento
É, então tá. Vamos ver como o PT vai reagir. Com a devida vênia, o governador de Minas faça lá a aliança que os petistas deixarem, mas tentar transformar o imbróglio numa disputa entre regiões ou estados do país é um tantinho ridículo, não? O nome não aparece ali, mas ele está se referindo a São Paulo, já que a cara mais conhecida do veto é Ricardo Berzoini, paulista, presidente do PT.

Não, não. São Paulo e os paulistas não têm nada com isso — e a acusação não pega bem a quem pretende ser o presidente de todos os brasileiros, não é mesmo? Por que Aécio não acusa o mineiro Luiz Dulce, secretário-geral da Presidência, que é contrário à aliança? Por que não acusa o também mineiro Pastrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social, que também é contra o casamento? Por que não ataca, então, o gaúcho Marco Aurélio Garcia, que foi quem mais esculhambou o arranjo até hoje? Dos 15 membros da Executiva do PT, diga-se, 13 votaram contra a coligação com o PSDB — a maioria não é de São Paulo.

Aécio disse hoje que essa resistência transformou a eleição em Belo Horizonte num tema nacional. Está tentando fazer uma limonada com o limão. O fato é que, de argumento em argumento, está quase declarando a independência do estado… O que se pretendia exemplar para o país e modelo de uma nova política está se tornando um regionalismo mineiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.