Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

A USP e o Batman

Há dias, uma professora da Geografia da USP, Ana Fani Alessandri Carlos, escreveu um texto no blog dos invasores da reitoria e, orgulhosa, espalhou para seus colegas. Era assim (segue conforme o original): Ao não receber os “estudantes ocupados” da USP a reitora esta dispensando a eles tratamento igual ao que se dá a terroristas […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h22 - Publicado em 24 jun 2007, 08h24
Há dias, uma professora da Geografia da USP, Ana Fani Alessandri Carlos, escreveu um texto no blog dos invasores da reitoria e, orgulhosa, espalhou para seus colegas. Era assim (segue conforme o original):

Ao não receber os “estudantes ocupados” da USP a reitora esta dispensando a eles tratamento igual ao que se dá a terroristas e bandidos que exigem dinheiro em troca de reféns. O que se pretende ignorar é o óbvio: eles só estão lutando por uma universidade autônoma e livre das investidas do mercado e da lógica do poder político – suficientemente desmoralizado neste país. Infelizmente jornalistas que pretendem saber alguma coisa, produzem análises irresponsáveis sobre o trabalho desenvolvido na universidade. Enquanto isso, alguns professores (dentro de suas confortáveis bibliotecas e não do lado das barricadas), resolvem dispor de seu espaço privilegiado na mídia, para trocar a luta pela universidade – portanto por uma sociedade melhor – pela defesa do governo Serra. Abdicam assim de prestar um serviço à sociedade à qual pertence a universidade e com a qual todos devem estar compromissados.”

Esta senhora merece uma chicotada intelectual a cada vírgula que ela emprega para separar o sujeito de seu predicado. Observo que ela também usa o particípio passado de “ocupar” para qualificar os invasores: “ocupados”. Até onde acompanho, “ocupada” — de fato, “invadida” — era a reitoria. Os militantes, ao contrário, eram DESOCUPADOS. Nem os estudantes de Maio de 68, na França, faziam essa oposição rasteira entre “bibliotecas” e “barricadas”. Ana Fani acusa a desinformação dos jornalistas. Pode ser. Mas eu sei quem é ela, velha militante petista. Querem ver? Sei, por exemplo, que esta senhora ainda é do tipo que tem em Marta Harnecker, uma stalinista furiosa, uma de suas principais referências intelectuais.

Ana Fani é um gênio. Sempre que há alguma causa complicada na Geografia, algum enrosco, ela é chamada. Ela participou, por exemplo, da banca da seguinte dissertação de mestrado: “Granja Viana: a produção (ideo)lógica do espaço.” Reparem no “ideo” entre parênteses. Deve querer dizer alguma coisa. Seu currículo diz que ela é especialista em espaço. Daí que ela tenha sido convidada para um outro tema excitante: “A representação do espaço nas histórias em quadrinhos do gênero super-heróis: a metrópole nas aventuras de Batman”.

Continuo a tratar, no post seguinte, da loucura que toma conta da Universidade de São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.