Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Real Estate

Por Renata Firpo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Grandes negócios e tendências do mercado imobiliário. Renata Firpo é publicitária, consultora imobiliária e advogada pós-graduada em Direito imobiliário
Continua após publicidade

Qual o grande negócio do McDonald’s (spoiler: não é vender hambúrgueres)

Operação deu um salto formidável ao misturar na mesma receita real estate e fast-food

Por Renata Firpo
29 ago 2024, 12h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • McDonald's
    McDonald's na Faria Lima em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)

    A empresa americana McDonald’s é a rede de fast food mais valiosa do mundo, cotada a 130,4 bilhões de dólares, segundo pesquisa da consultoria Kantar, que divulgou o ranking “100 Marcas Globais Mais Valiosas”  elegendo as empresas mais relevantes em diversos segmentos em escala global. Mas o que isso tem a ver com mercado imobiliário? A resposta: tudo. É que boa parte desse faturamento não tem a ver com venda de hambúrguer e batata-frita. Uma fatia substancial da receita vem das transações imobiliárias.

    Publicidade

    Para entender um pouco esse modelo de negócio que mistura real estate e fast-food, precisamos voltar um pouco no tempo, mais exatamente, para os anos 50, a fim de entender como essa história começou. Na época, o CEO do McDonald’s não encontrava interessados em franquear a marca por conta de falta de recursos para investir no ponto que a marca exigia na franquia. Ou a pessoa não tinha um terreno com a localização ideal ou não tinha dinheiro para construir o restaurante de acordo com as exigências do McDonald’s.

    Publicidade

    Para resolver essa situação e possibilitar o crescimento da marca, o presidente da empresa resolveu arregaçar as mangas. Passou a comprar terrenos e construir as lojas para posteriormente alugar diretamente aos franqueados, uma solução que resolvia uma questão financeira dos interessados e também do McDonald’s, que garantia os padrões da localização e da loja, além de seguir com a estratégia de crescimento de merca.

    UM SABOROSO NEGÓCIO IMOBILIÁRIO

    Publicidade

    Não precisa dizer que essa decisão mudou completamente a empresa que se expandiu mundo a fora. Das mais de 39 000 lojas, só 2.677 são controladas diretamente pelo McDonald’s . Inclusive, o próprio presidente da gigante companhia dizia que liderava um negócio imobiliário que vende hambúrgueres.

    Continua após a publicidade

    Os dados mais recentes trazem um comparativo entre a receita de aluguéis e venda de fast-food. Cerca de 6,1 bilhões de dólares se referem à operação imobiliária, um valor maior que o lucro total da empresa, que é de aproximadamente 4,75 bilhões de dólares.

    Publicidade

    A rede de comidas rápidas americana leva isso tão a sério que possui equipes inteiramente dedicadas à parte imobiliária, responsáveis por monitorar constantemente o mercado de imóveis e, assim, auxiliar na tomada de decisões. E precisa mesmo dar importância a esse braço de negócios da empresa, afinal, o aluguel cobrado sobre os terrenos faz com que as unidades franqueadas gerem rendimentos até oito vezes maiores do que as lojas próprias.

    Essa estratégia se mostrou mesmo excelente, pois permite que a empresa mantenha um fluxo constante de receita mesmo quando as condições do mercado de fast food podem flutuar, como foi na época da pandemia do COVID-19. Além disso, ter a propriedade dos imóveis dá ao McDonald’s um controle significativo sobre o local de seus restaurantes, garantindo que eles estejam sempre bem localizados.

    Publicidade

    Quando acerta no ponto (e quase sempre isso acontece), a rede fatura com a locação e acrescenta mais um ativo valioso ao seu portfólio imobiliário, com tendência sempre em alta de valorização.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.