Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Senadores da CAE defendem IVA com alíquota reduzida para serviços

Efraim Filho e Margareth Buzetti, à frente de grupo de trabalho consultivo sobre a reforma tributária, reuniram-se com Bernard Appy

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h50 - Publicado em 2 out 2023, 16h30

Os senadores Efraim Filho e Margareth Buzetti, que estão à frente do grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa sobre a reforma tributária, defendem incluir na PEC 45 de 2019 uma alíquota de IVA reduzida em 30% para o setor de serviços, com exceção dos segmentos de saúde e educação, para os quaisl haveria um abatimento de 60% na alíquota.

Ou seja, em um cenário com uma alíquota geral do IVA de 25%, se a reforma fosse aprovada com essas duas faixas, serviços em saúde e educação seriam tributados em 10% e os demais, em 17,5%. 

Depois de reunião na semana passada com o secretário especial para a Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, Efraim se comprometeu a fazer cálculos de impactos no setor e apresentar uma emenda à PEC 45 de 2019, sob relatoria de Eduardo Braga, com a nova faixa de alíquota reduzida em 30%.

Há uma preocupação de que o texto atual praticamente só traga benefícios à indústria, sob pena de um aumento da carga tributária sobre os serviços. Defensores da faixa reduzida em 30% para todos os serviços exceto saúde e educação argumentam que sua criação teria impacto “mínimo” sobre a alíquota geral cobrada de outros setores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.