Se for eleito, Lula terá ‘critério verde’ para repassar verbas a prefeitos
Ex-presidente defendeu criação de programa de metas e bonificação por resultados em ações de preservação ao meio ambiente

Em encontro para discutir propostas voltadas ao meio ambiente nesta segunda-feira, o ex-presidente Lula (PT) defendeu que o combate ao desmatamento será prioridade no seu governo — e indicou como deverá pôr em prática a resolução, caso seja eleito.
Participaram da reunião na Fundação Perseu Abramo representantes dos partidos que integram a federação partidária junto ao PT: PSB, PCdoB e PV.
Segundo Aloizio Mercadante, presidente da entidade e coordenador do plano de governo de Lula, a ideia é vincular os repasses federais destinados a estados e municípios ao desempenho que cada um apresentar em indicadores referentes a desmatamento, queimada e demais ataques ao meio ambiente.
O ex-ministro comparou o funcionamento do futuro programa ao atual Ideb, indicador nacional que monitora a qualidade da educação no país.
De forma semelhante, o governo federal criaria instrumentos de bonificação e apoio a prefeitos que cumpram metas de proteção ao meio ambiente — quanto melhor o resultado, mais “valor político” e “melhora no fundo de recursos” terá o município.
O ex-presidente Lula também voltou a defender o “revogaço” de decretos do governo Jair Bolsonaro em relação, sobretudo, à proteção de territórios indígenas, e ouviu de especialistas a necessidade de investir na proteção e no desenvolvimento da economia baseada na biodiversidade no país.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)