Relatório do governo dos EUA expõe brechas da pirataria no Brasil
País continua no "Watch List" das autoridades americanas

Um relatório anual do governo americano reitera o que nove entre dez brasileiros já sabem: a rede de fiscalização à pirataria por aqui ainda é uma peneira.
Special Report 301, elaborado pelo departamento de comércio dos Estados Unidos, mantém o Brasil na “Watch List”, ou seja, na relação das nações que exigem atenção das autoridades americanas.
O trabalho põe o dedo na ferida de um problema histórico: a fragilidade da tríplice fronteira de Foz do Iguaçu, onde uma incontável quantidade de mercadorias entra e sai diariamente sem ser inspecionada.
Os americanos dizem reconhecer o esforço das nossas autoridades para combater a comercialização de produtos falsificados durante os Jogos Olímpicos do Rio.
Eles criticam, porém, a suposta perda de eficiência do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNPC), ligado ao Ministério da Justiça. O colegiado, segundo o relatório, perdeu força de atuação no último ano.
Em relação à Anvisa, o governo americano aponta demora e falta de transparência nos processos de aprovação de medicamentos, embora elogie o acordo firmado com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, responsável por agilizar a concessão de patentes de novos remédios no país.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.