Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PGR investiga Bia Kicis por incitar motim policial na Bahia

Deputada bolsonarista é enquadrada no artigo 286 do Código Penal, que prevê detenção de três a seis meses ou multa por 'incitar a prática de crime'

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 Maio 2021, 11h08 - Publicado em 18 Maio 2021, 06h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na semana passada, a PGR despachou ofício ao gabinete da ministra Rosa Weber em que revela ter aberto investigação preliminar contra a deputada Bia Kicis, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

    Integrante da bancada radical do bolsonarismo, a deputada, segundo o ofício da PGR, usou as redes sociais em março para incitar um motim de policiais na Bahia.

    A prática foi enquadrada no artigo 286 do Código Penal, que prevê detenção de três a seis meses ou multa para quem “incitar, publicamente, a prática de crime”.

    Além de conclamar que os policiais desrespeitassem ordens do governador da Bahia, Rui Costa, sobre restrições sanitárias na pandemia, a deputada espalhou fake news sobre o episódio envolvendo um policial que, em surto, atirou contra os próprios colegas e foi abatido por causa disso.

    Continua após a publicidade

    A deputada correu apagar a postagem depois da repercussão de sua mensagem. Segundo a PGR informa ao STF, a investigação contra Bia Kicis foi aberta no dia 8 de abril.

    “Eventual surgimento de indícios razoáveis de possível prática criminosa pela requerida (Bia Kicis), na Notícia de Fato mencionada, ensejará, pois, a adoção de providências necessárias à persecução penal”, escreve o vice-procurador Humberto Jacques de Medeiros.

    A manifestação da PGR ocorreu em outro pedido de investigação contra a deputada pelo mesmo motivo, apresentado pelo advogado Ricardo Bretanha Schmidt.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.