Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pacheco deve adiar sessão do Congresso a pedido de líderes da Câmara

Sessão conjunta da Câmara e do Senado está marcada para o meio-dia desta terça-feira

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 abr 2023, 08h50

Convocada para começar ao meio-dia desta terça-feira, a primeira sessão conjunta de votações do Congresso nesta legislatura deve ser adiada por Rodrigo Pacheco para a semana que vem. O presidente do Senado e do Poder Legislativo deve acatar um pedido apresentado por seis líderes da Câmara dos Deputados.

Em função da centralidade da apreciação do mecanismo legal que dê conformidade à aplicação do Piso da Enfermagem e da não realização de sessão da CMO [Comissão Mista de Orçamento] que trate desta pauta, solicitamos à vossa excelência o adiamento da sessão do Congresso Nacional previsto para o dia 18 de abril”, diz o requerimento.

O pedido foi apresentado pelos deputados Zeca Dirceu, líder da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Antônio Brito, do PSD, Isnaldo Bulhões, do MDB, Fábio Macedo, do Podemos, Hugo Motta, do Republicanos, e Felipe Carreras, do PSB.

A pauta da sessão inclui 26 vetos (sete de Lula e 19 de Jair Bolsonaro) e três PLNs do petista.

Continua após a publicidade

Entre os vetos, parlamentares chamam atenção para o 46/2021, que dispõe sobre a Lei de Segurança Nacional. O ex-presidente Jair Bolsonaro vetou, por exemplo, o aumento em 50% da pena para militares envolvidos em crimes contra a democracia, que poderiam perder o posto, patente ou graduação.

Outras penalidades mais rigorosas em crimes contra o Estado Democrático de Direito também foram vetadas, como a comunicação em massa enganosa. No projeto original, as fake news poderiam acarretar em cinco anos de prisão. 

Já os projetos de lei do Congresso tratam de créditos suplementares para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, reajuste para servidores públicos federais a partir de 1º de maio e pagamentos do Bolsa Família.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.