Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os segredos que a Uber não quer revelar na CPI dos Aplicativos

Gerente de políticas públicas da empresa de transporte foi intimada para depoimento nesta terça à Câmara Municipal de São Paulo

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 set 2022, 16h30

A Justiça concedeu habeas corpus à gerente de políticas públicas da Uber Gabriela Freitas. A executiva foi intimada para prestar depoimento nesta sexta-feira na CPI dos Aplicativos, instaurada em 2 de março de 2021, pela Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo dos vereadores é investigar se o município arrecada os impostos condizentes à atuação das empresas, além de averiguar as condições de trabalho dos motoristas e entregadores à serviço dos apps.

A defesa afirma que ela não poderia expor dados da Uber protegidos por sigilo empresarial, nem “dados sensíveis” de motoristas. O pedido afirma que, como representante da empresa, a condição de investigada se estende à executiva que possui o direito de não criar provas contra si. Segundo a representação, o princípio da não autoincriminação garante que a executiva não firme compromisso com os vereadores.

O argumento foi acatado pela justiça e Gabriela foi liberada de comparecer à sessão da investigação parlamentar. A decisão garantiu à gerente “o direito a permanecer em silêncio, em pleno exercício do direito de não autoincriminação, de modo que não seja imposto o dever de assinar termo de compromisso de dizer a verdade e a prestar informações sigilosas empresariais e de terceiros, além de não ser presa em flagrante por desobediência e falso testemunho”, diz o texto.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.