O plano do PT para amarrar Bolsonaro na rede da CPI da Covid-19
Partido vem cruzando datas, dados do orçamento e falas do presidente para mostrar suas digitais na tragédia da pandemia

Liderado pelo senador pernambucano Humberto Costa, o PT já desenhou o plano para levar a CPI da Covid-19 até Jair Bolsonaro.
Costa, que foi ministro da Saúde e tem na sua equipe o também ex-ministro da área Arthur Chioro, estabeleceu uma relação entre as liberações de verba do governo para combater a pandemia e o comportamento de Bolsonaro no Planalto.
Esse cruzamento apontou fenômenos que complicam a situação do presidente. Ele mostra, por exemplo, que enquanto Bolsonaro esteve no “modo gripezinha”, fazendo piada do vírus e esnobando alertas, o dinheiro na Saúde seguiu travado.
Para os petistas, o atraso na liberação de verbas, que só começou a jorrar com vigor a partir de agosto de 2020, contribuiu para o agravamento da crise e o avanço das mortes, já que o governo demorou a se preparar e a socorrer estados e municípios.
Se um ministro como o chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, precisa tomar vacina escondido para não desagradar ao presidente, imagine o chefe da Saúde tendo que segurar dinheiro para não contrariar Bolsonaro, que naquele período atacava abertamente governadores e prefeitos. É essa constatação que deve levar o presidente a responder na CPI.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.