Governo faz investimento milionário em pesquisa em tecnologia de fronteira
Ministério da Ciência e Tecnologia e Embrapii farão duas chamadas para credenciamento de centros de competência em Hardware e Internet das Coisas

O governo federal vai liberar, a partir desta quarta-feira, mais de 500 milhões de reais para o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia de fronteira.
A Embrapii — Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial — e o Ministério de Ciência e Tecnologia farão duas chamadas para credenciamento de centros de competência nas áreas de Hardware e Internet das Coisas (IoT) e de Instituições Científicas e Tecnológicas, para que se tornem Unidades Embrapii.
Serão selecionadas oito novas ICTs, voltadas à geração de novos conhecimentos e à realização de pesquisa. Elas receberão 300 milhões de reais para desenvolver tecnologias estratégicas à competitividade nacional em Tecnologias da Informação e Comunicação, firmando-se como Centros de Competência em Internet das Coisas e Hardware.
A iniciativa pretende posicionar o Brasil em áreas específicas de novas tecnologias, focando na realização de atividades em níveis de ciência básica, formação de pesquisadores e profissionais, além de transferência de conhecimento e promoção de um ambiente de inovação aberto.
A chamada prevê, ainda, o credenciamento de cinco novas unidades Embrapii, duas das quais voltadas para pesquisas na área da Defesa, que devem se somar à rede atua, de 76 unidades de pesquisa e fomento distribuídas pelo Brasil, recebendo juntas outros 200 milhões de reais para o desenvolvimento de suas pesquisas.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)