Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Manifestações no X comprovam necessidade de regulamentar redes, diz Gilmar

Decano do STF afirma que, por trás da retórica de liberdade ilimitada no ambiente virtual, real interesse é lucro às custas da divulgação de mentiras

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h29 - Publicado em 10 abr 2024, 15h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A obra "Bêbado com Cigarro I", de A.R.L, é uma das que ficarão expostas no CCBB Rio a partir de 4 de setembro
    Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal  (Nelson Jr./SCO/STF)

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em pronunciamento na sessão da Corte nesta quarta-feira que as recentes manifestações do dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, contra Alexandre de Moraes comprovam a necessidade de que o Brasil regulamente “de modo mais preciso” as redes sociais.

    Publicidade

    Sem citar o bilionário sul-africano, o decano do Supremo disse que, “por trás da retórica nefasta de que haveria uma liberdade ilimitada no ambiente virtual, o que existe é mero interesse escuso, voltado à obtenção de rendoso lucro às custas da divulgação de inverdades com propósitos políticos cada vez mais claros”.

    Publicidade

    Ao longo do fim de semana, Musk afirmou que pretendia reativar contas do X bloqueadas por ordens da Justiça, e alegou possuir documentos que revelariam supostas demandas de Moraes para que a empresa derrubasse perfis sob a justificativa de violação aos termos de uso, sem revelar que a decisão teria partido do STF. O empresário não apresentou qualquer prova que fundamentasse suas alegações.

    Em referência direta às publicações do bilionário em sua própria rede social, Gilmar Mendes declarou que “é preciso rechaçar com absoluta veemência declarações tendentes a indicar e insuflar o não cumprimento de determinações judiciais”. 

    Publicidade

    “No Brasil, como em toda e qualquer democracia moderna, deliberações jurisdicionais podem ser analisadas e criticadas, mas jamais podem ser descumpridas dolosamente”, afirmou o decano da Corte. “Gostaria de terminar esta minha fala solidarizando-me com o ministro Alexandre de Moraes, que, há muito tempo, tem sido vítima de injustas agressões físicas e virtuais.”

    Continua após a publicidade

    Gilmar Mendes classificou o colega como uma autoridade que “enche de orgulho a nação brasileira, demonstrando, ao mesmo tempo, prudência e assertividade na condução dos múltiplos procedimentos adotados para a defesa da democracia em nossa pátria”. 

    Publicidade

    Ao concluir, o decano do Supremo alertou “aos propagadores do caos” que as “hostilidades” endereçadas a qualquer um dos ministros ofende a cada um dos 11 integrantes da Corte. 

    “E insulta, ainda, esta Corte multicentenária, que nunca deixou de exercer seu papel nos momentos mais dramáticos da história nacional. Tenho certeza de que, nos dias atuais, o Supremo Tribunal Federal, mais uma vez, não faltará ao país”, afirmou.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.