Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Excessos’ do STF e maioridade penal: as novas PECs da oposição no Senado

Propostas de emenda à Constituição apresentadas na Casa dão indícios do que será prioridade para adversários políticos do governo Lula

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h10 - Publicado em 20 fev 2024, 12h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A obra "Bêbado com Cigarro I", de A.R.L, é uma das que ficarão expostas no CCBB Rio a partir de 4 de setembro
    O senador Marcos Rogério: PEC que permite ao Congresso suspender "atos normativos" do STF que "extrapolem sua competência" (Waldemir Barreto/Agência Senado)

    A oposição ao governo Lula no Senado começou o ano legislativo apresentando duas PECs que dão indícios de quais serão os principais cavalos de batalha nos debates na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário da Casa ao longo de 2024.

    Publicidade

    A proposta de emenda à Constituição número 1 do ano, de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), reduz a maioridade penal para crimes hediondos para 16 anos. A pauta é conhecida e há outras PECs similares em tramitação no Senado.

    Publicidade

    Já a PEC 2 de 2024, de Marcos Rogério (PL-RO), permitiria ao Congresso suspender “atos normativos” do Poder Judiciário e de seus conselhos “que extrapolem sua competência e invadam atribuições dos demais Poderes e instituições da República”.

    O Radar apurou que o autor escolheu a expressão “atos normativos” para evitar a interpretação de que, se eventualmente promulgada, a emenda constitucional permitiria ao Legislativo derrubar qualquer decisão do STF.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Na justificativa, Marcos Rogério afirma que “os excessos” do Supremo que a PEC visa “deter” são “decisões com força de lei” e aquelas que “criam” tipos penais.

    “Fora do âmbito do controle de constitucionalidade de leis, (estão) decisões do STF nas quais a Corte atua substitutivamente às demais instituições estatais ou coarta o exercício, por estas últimas, de suas funções privativas”, escreve o senador.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.