Ensino técnico do Rio terá cota para mulheres vítimas de violência
Projeto foi aprovado na assembleia legislativa e sancionado pelo governador Cláudio Castro

A rede de ensino técnico do governo do Rio de Janeiro passará a reservar 30% das vagas em seus cursos às mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social ou desemprego.
A lei que implementa as cotas foi aprovada na Assembleia do Rio e sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL). A reserva de vagas se dará de acordo com o interesse nos diversos cursos oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que conta atualmente com 50.000 alunos por ano em 122 unidades. A fundação oferece cursos técnicos de nível médio e superior, além de formação inicial e continuada e qualificação profissional.
As vagas estarão disponíveis até cinco dias antes da data de encerramento da inscrição. A lei é de autoria da deputada Célia Jordão (PL) que afirma que a medida é para ajudar mulheres vítimas de violência buscarem qualificação e espaço no mercado de trabalho.
“Essa mulher que, via de regra, não concluiu seus estudos, se dedica exclusivamente aos filhos e ao lar e não possui rede de apoio familiar. Ela depende financeiramente de seu marido ou companheiro agressor, e não vislumbra uma porta de saída”, disse.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.