Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado propõe “Lei Joca” para garantir bem-estar de animais em voos

Projeto de lei foi apresentado em resposta à morte do cão da raça Golden Retriever, após um voo da Gol, no último dia 22

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 15h17 - Publicado em 1 Maio 2024, 10h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma semana após a morte do cachorro Joca durante um voo da Gol, o deputado federal Fabio Macedo (Podemos-MA) apresentou nesta segunda-feira um projeto de lei para assegurar o bem-estar dos animais durante o transporte aéreo. A tragédia envolvendo o cão da raça Golden Retriever provocou debates sobre os padrões de segurança e cuidado no transporte de animais em aeronaves no Brasil.

    Publicidade

    Batizado pelo deputado de “Lei Joca”, o PL 1480/2024 prevê medidas como a implementação de proteção contra temperaturas extremas, a exigência de apresentação de atestado veterinário para a viagem, a obrigatoriedade de treinamento para os funcionários das companhias aéreas e a imposição de penalidades para as empresas que não cumprirem com as normas estabelecidas.

    Publicidade

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos instauraram processo administrativo para apurar a morte de Joca, que deveria ter saído do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no último dia 22, com destino a Sinop, no Mato Grosso, mas foi colocado em outro voo para Fortaleza. Ao constatar o erro, a companhia aérea enviou o cachorro de volta a Guarulhos. O procedimento levou cerca de oito horas — e a previsão inicial era de duas horas e meia. O cão foi encontrado morto ao chegar em Guarulhos.

    Tutor do animal, João Fantazzini disse nas redes sociais que o amor da sua vida “foi assassinado”. “”A Gollog e a Gol mataram você! Mas eu vou lembrar sempre de você. Obrigado por ser meu parceiro nesses 5 anos”, escreveu.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.