Bolsonaro, Barroso e a nova guerra entre Planalto e STF
Presidente tenta implementar política negacionista contra o passaporte da vacina, mas encontra no Supremo um grande obstáculo

Jair Bolsonaro anunciou no fim de semana que iria assinar uma Medida Provisória para tentar garantir ao governo federal a decisão final sobre a adoção do passaporte da vacina no país. O presidente não fez o anúncio para assegurar que o passaporte, um instrumento importante de combate ao vírus, seja reforçado. Ao contrário, Bolsonaro pretende ter o controle sobre a regra para poder engavetá-la. “Por mim, vacina é opcional”, disse o presidente negacionista.
Pois bem. Enquanto Bolsonaro ensaia voltar a tumultuar o trabalho de controle da pandemia no país, o STF volta a servir de elemento garantidor das ações de governo. Luís Roberto Barroso, como mostrou o Radar nesta segunda, deu 48 horas para que o governo explique o que está sendo feito para combater o avanço da nova variante Ômicron no país. Trata diretamente do passaporte da vacina, algo que poderia ser exigido de viajantes que chegam ao país nessa temporada de férias.
É o início de mais uma queda-de-braço direta entre Bolsonaro e Barroso.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.