Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As conversas de Tarcísio com o relator da reforma tributária

Fora da agenda, governador de São Paulo foi a Brasília no fim de semana para encontrar o deputado

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h29 - Publicado em 4 jul 2023, 10h38

Tarcísio de Freitas vai nesta terça-feira a Brasília, onde se encontra com governadores de oito estados — e representantes das respectivas bancadas — para discutir a reforma tributária. O chefe do governo de São Paulo, porém, já iniciou as conversas com o relator do texto na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro. 

No sábado, Tarcísio viajou fora da agenda oficial a Brasília. Na capital federal, o governador conversou por quatro horas com Ribeiro. As principais propostas de São Paulo são a respeito do conselho federativo, órgão responsável por gerir o IBS (imposto previsto na reforma para substituir o ICMS e o ISS). 

Sob a justificativa de que o modelo proposto pelos deputados retiraria a autonomia estadual, o governo de São Paulo quer que o estado produtor arrecade o imposto e, por meio de uma câmara de compensação, passe parte do tributo ao consumidor. A proposta, porém, parece ferir uma das diretrizes da reforma, que é a taxação no destino do produto. O relator estuda um meio-termo. 

Outra crítica de Tarcísio é em relação ao modelo de governança do conselho federativo. O governador do estado mais populoso — e com maior PIB —  do país sugere que o voto seja proporcional à população estadual. Ele também defende a inclusão de 27 municípios, um por unidade federativa, no grupo.  

Continua após a publicidade

Em junho, o Rio Grande do Sul apresentou uma proposta de que os votos sejam regionalizados, com pesos iguais para Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Uma proposição à mesa é que cada estado tivesse o voto com o mesmo peso. O projeto não é bem visto pelos governadores do Sul, que teriam menos votos em relação às outras regiões.

Prefeitos e governadores fazem pleitos diferentes e se encaminham a Brasília para disputar seus interesses na proposta que pode ser pautada nesta semana e alterar o unanimemente confuso sistema tributário brasileiro. Tarcísio se adiantou nas conversas com o relator do texto, além do encontro pessoal no sábado, eles voltaram a se falar por telefone no domingo e devem se encontrar novamente na capital federal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.