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Por Robson Bonin
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A volta da promessa petista do trem-bala, agora de Goiânia a Brasília

Projeto para ligar Rio de Janeiro e São Paulo com trem de alta velocidade, criado no segundo governo Lula, até hoje não saiu do papel

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 dez 2023, 08h01

O presidente Lula disse ao senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do governo, e à senadora Leila Barros (PDT-DF), em uma reunião no Palácio do Planalto na semana passada, que quer iniciar as obras do trem-bala entre Brasília e Goiânia.

A origem da ideia remonta ao tempo em que um outro projeto de alta velocidade, que ligaria o Rio de Janeiro a São Paulo, ganhou fama, em 2009 — um fetiche de governos do PT que, até hoje, não saiu do papel.

A diferença, segundo Kajuru, é que, agora, Lula “não pode errar” – sob pena de dar nova vida ao bolsonarismo. O senador afirmou ao Radar que o projeto para o transporte público conectando a área de Goiás conhecida como o Entorno do Distrito Federal à capital federal, do qual foi declarado “padrinho político” pelo presidente, tem custo estimado em 14 bilhões de reais e será executado em três etapas. O trem de alta velocidade no Cerrado representaria a fase final.

Antes, explicou Kajuru, o plano é fazer a licitação e começar as obras, em fevereiro, de um Veículo Leve sobre Trilhos ou um sistema de ônibus BRT ligando Luziânia (GO), Santa Maria (DF) e Brasília. Na segunda etapa, o VLT entre Valparaíso de Goiás e o entroncamento de rodovias na divisa com o Distrito Federal.

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