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A dificuldade de Lula transferir popularidade a candidatos nos estados

Os dados são do software Vox Radar, especializado na análise de dados provenientes das redes sociais

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 set 2022, 07h03 - Publicado em 22 set 2022, 06h01

Desde o começo da campanha eleitoral, Lula tem somado mais citações positivas do que negativas no Twitter enquanto busca o seu terceiro mandato de presidente. Os candidatos aos governos apoiados por ele em estados chave, porém, não têm atingido o mesmo sucesso.

Durante o mês de setembro, Lula teve — até a tarde da terça — 52% de citações positivas em cerca de 2,8 milhões de postagens. Nesse mesmo período, Alexandre Kalil, seu candidato em Minas Gerais, contou com 22% de postagens com menções positivas, mesmo percentual de Marcelo Freixo, que disputa o Governo do Rio de Janeiro com apoio de Lula.

Com sucesso em pesquisas eleitorais ao Governo de São Paulo até o momento, Fernando Haddad também enfrenta resistência nas redes, registrando 21% de citações positivas ao longo de setembro. Até mesmo no Nordeste, região que apresenta predileção histórica por Lula, há dificuldade de aliados na rede.

Danilo Cabral, que disputa o Governo de Pernambuco, conta com apenas 12% de citações positivas no Twitter ao longo de setembro. Os dados são do software Vox Radar, especializado na análise de dados provenientes das redes sociais, encomendados pela startup O Pauteiro.

Dentre todos os citados, o que conta com cenário menos negativo é Kalil. O candidato do PSD tem 32% de menções negativas e 46% neutras. Já Freixo, tem 50% do total de citações ao seu nome em postagens negativas e 28% neutras. O caso de Danilo Cabral é emblemático por ele ter mais que o triplo de mais menções negativas (43%) do que positivas, além de 45% de citações neutras. Já Haddad tem quase o dobro de negativas (35%) e 44% neutras.

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