Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Ibovespa zera perdas da semana instigado pelo exterior e sinal de Haddad

Resiliência de bancos americanos e movimentação de Haddad por menos juros animam investidores; Ação no STF dá mais influencia ao governo sobre Eletrobras

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 10h44 - Publicado em 6 Maio 2023, 10h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VEJA Mercado | Fechamento da semana | primeiro a 5 de maio

    O Ibovespa, principal índice do mercado financeiro, fechou a última semana em leve alta de 0,61%, operando sem fortes emoções durante a maior parte dos quatro pregões que sucederam o feriado do Dia do Trabalho. O índice ganhou um grande fôlego apenas na sexta-feira, 5, quando registrou uma alta de 2,84%. Duas sinalizações dadas durante o pregão que encerrou a semana de negociações se destacaram entre investidores. O temor de uma crise financeira nos Estados Unidos foi reduzido com a divulgação de fortes dados de emprego e análises que apontam para a resiliência de bancos regionais, que têm sido vetores de preocupação quanto à economia americana. S&P 500 e Nasdaq Composite, índices locais, tiveram altas de 1,85% e 2,25%, respectivamente, na sexta e puxaram a bolsa brasileira para cima. O dólar, por sua vez, fechou a semana cotado a 4,95 reais, uma queda de 0,73% no período, mesmo com o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, tendo aumentado os juros do país em 0,25 ponto percentual — um movimento amplamente esperado.

    Também agradando o mercado, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, fez uma sinalização relevante em meio à promessa de reformas, além da alta de juros. Em entrevista à rádio CBN, Haddad mostrou confiança de que tanto o novo arcabouço fiscal quanto a reforma tributária serão aprovados pela Câmara dos Deputados nos próximos dois meses. Vale lembrar que o arcabouço, que tem estimulado uma busca por aumento de receita, levou o governo a baixar uma medida provisória (MP) na última segunda-feira a fim de taxar investimentos no exterior. Haddad também defendeu que a meta de inflação perseguida pelo Banco Central passe a ser contínua e não atrelada a anos específicos. Se implementada, a mudança poderia facilitar a redução da Selic, mantida em 13,75% pela sexta vez consecutiva nesta semana.

    Para ficar no radar dos investidores, a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que aumenta o poder do governo federal sobre a Eletrobras. A AGU pede que o “peso” do voto de acionistas da empresa tenha um limite de 10%, equivalente ao do governo desde a privatização da companhia, independente do percentual de ações detidas. Como o fato veio a público ao final da sexta-feira, 5, resta acompanhar qual será a dimensão de seu impacto na cotação da Eletrobras na bolsa.

    Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.