Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

A bronca dos bares e restaurantes com o iFood

"Criamos um monstro cheio de dinheiro para comprar exclusividade e dar cashback. Precisamos de uma intervenção do Cade", diz presidente da Abrasel

Por Felipe Mendes Atualizado em 7 jan 2022, 18h23 - Publicado em 7 jan 2022, 11h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, ainda não digeriu a saída da Uber Eats do país, anunciada nesta quinta-feira, dia 6. A empresa, embora com uma relevante fatia de mercado, encontrava dificuldades para brigar em pé de igualdade com o iFood, cuja participação de mercado, estima-se, seja de aproximadamente 70%. “Fomos pegos de surpresa. E foi uma surpresa muito ruim, porque, em dezembro, nós tivemos o fechamento do Delivery Center, que já foi horrível para o mercado, porque era uma esperança para o setor por atuar no conceito de open delivery.”

    A saída da Uber do mercado de entregas de comida coloca o iFood em posição de privilégio e como favorita a engolir as concorrentes restantes. Por isso, Solmucci clama por uma intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade. Em 2020, a entidade entregou, junto à Rappi, uma ação ao órgão antitruste contra o iFood por práticas anticompetitivas no mercado. O processo mira os contratos de exclusividade firmados pela empresa com milhares de restaurantes, o que impossibilitou o crescimento de concorrentes no país; e a prática de descontos altamente agressiva, que faz os restaurantes sacrificarem parte da margem de lucro com a operação de delivery. Como resposta, o Cade impossibilitou que o iFood firmasse novos acordos de exclusividade.

    “Nós vamos apertar o cerco no Cade para ver se conseguimos limitar um pouco o iFood, porque o negócio está feio. Nós temos basicamente um monopólio. Criamos um monstro cheio de dinheiro para comprar exclusividade e dar cashback”, afirma Solmucci. “O pior de tudo é que, no fim das contas, a estratégia de descontos que eles praticam só ferram com o dono do restaurante. Ora, se eles querem fazer promoção, eles têm de bancar esse custo. Como o iFood tem um poder de mercado cada vez maior, os donos de restaurantes acabam se submetendo. A situação é muito complicada. Nós precisamos de uma intervenção via Cade. Na hora em que só houver o iFood, esse custo vai acabar nas mãos do consumidor.”

    *Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.

    ATUALIZAÇÃO – 18H15 – O iFood, por meio de sua assessoria de imprensa, enviou um comunicado ao Radar Econômico no qual aponta que “o setor de delivery segue em constante evolução com a entrada frequente de novos competidores e o surgimento de novos modelos de negócios. Essa competição intensa favorece restaurantes, entregadores e consumidores, e promove inovação para todo o ecossistema”. A plataforma também salientou que suas “políticas comerciais estão em estrita conformidade com a legislação concorrencial e que segue cooperando com as autoridades responsáveis”. Fora isso, o iFood diz estar aberto para ajudar o setor na implementação de um sistema aberto para os restaurantes, o open delivery defendido pela Abrasel.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.