Relâmpago: Digital Completo a partir R$ 5,99
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Os carros mais surpreendentes apresentados na CES 2025

A feira em Las Vegas se tornou um evento fundamental para o setor automotivo e fabricantes estão mostrando suas mais importantes novidades

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jan 2025, 13h26

No mundo da tecnologia, o ano começa oficialmente com a Consumer Electronics Show, a CES. O evento realizado em Las Vegas apresenta o que há de mais novo e visionário não apenas em gadgets, mas também em automóveis. Há alguns anos, os carros têm conquistado espaço crescente na feira, e a edição de 2025 foi marcada por anúncios surpreendentes.

A Honda foi um dos destaques. A companhia mostrou dois protótipos da Série 0: Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV. Além do design absolutamente futurista, os dois serão equipados com o Honda OS, o primeiro sistema operacional criado pela empresa especificamente para seus veículos. O objetivo da Honda é ser a primeira a oferecer assistências de direção de nível 3, o que significa que o motorista não precisa manter os olhos na via. Mais do que protótipos, no entanto, ambos serão oficialmente lançados no mercado norte-americano em 2026. 

Em parceria com a Sony, a montadora japonesa apresentou o Afeela 1, primeiro modelo elétrico desenvolvido pela joint venture Sony Honda Mobility. O sedã já está em pré-venda na Califórnia, Estados Unidos, em duas versões, a mais barata custando quase 90 mil dólares. As entregas começam a ser feitas em 2026.

Affela 1, sedã criado pela Sony em parceria com a Honda
Affela 1, sedã criado pela Sony em parceria com a Honda (Afeela/Divulgação)

A Nvidia também mostrou tecnologias para veículos autônomos. O CEO da empresa, Jensen Huang, apresentou a plataforma Cosmos, criada para que desenvolvedores possam testar os sistemas de direção autônoma. O executivo estima que os serviços da categoria gerem um retorno de 5 bilhões de dólares para a empresa. E anunciou ainda uma parceria com a Toyota que envolve tecnologia autônoma para sua próxima geração de carros elétricos e para a empresa de transporte autônomo Aurora Innovation.

Continua após a publicidade

Já a BMW mostrou seu novo cockpit, o Panoramic iDrive, que transforma o pára-brisa em uma central de informações. Informações fundamentais não apenas sobre o carro, mas sobre a navegação aparecerão não mais nas centrais multimídia convencionais, mas em um tipo de head-up display diretamente no campo de visão do motorista e dos outros ocupantes do carro. O sistema começará a ser incluído nos modelos da montadora alemã no final deste ano.

P90583452_highRes_the-new-bmw-panorami
O Panoramic iDrive da BMW (BMW/Divulgação)

A Hyundai, com sua divisão Mobis, foi ainda mais longe. O sistema Holographic Windshield Display terá uma tecnologia de realidade aumentada para fornecer alertas de segurança, informações de navegação e outras informações no para-brisa holográfico criado pela companhia alemã Zeiss. O primeiro modelo a receber o sistema será o EV9, da Kia.

Continua após a publicidade

A chinesa GWM, conhecida aqui no Brasil pelos SUVs Haval, pelo compacto Ora e, em breve, pelo jipe offroad Tank, participou do evento pela primeira vez. Em seu estande, mostrou o SUV Wey 07, equipado com um sistema de navegação baseado em inteligência artificial e a motocicleta touring inteligente SOUO S2000.

CES-2
No estande da GWM, a moto inteligente SOUO S2000 e o SUV Wey 07 (GWM/Divulgação)

Conhecido pelos projetos ousados, como a Maserati Boomerang e a BMW M1, o estúdio italiano ItalDesign, criado em 1968, esteve na feira com um novo design no mínimo curioso. O protótipo Quintessenza é um modelo elétrico que mistura elementos de esportivo com uma picape. O resultado lembra uma versão moderna do Subaru Brat, com dois bancos na caçamba, voltados para a traseira do veículo.

Continua após a publicidade
Mostrado pelo estúdio ItalDesign, o Quintessenza é um protótipo que mescla esportivo e picape
Mostrado pelo estúdio ItalDesign, o Quintessenza é um protótipo que mescla esportivo e picape (Italdesign/Divulgação)

Outro conceito fora da curva é o AeroHT apresentado pela chinesa XPeng. O carro elétrico parece uma mistura de van espacial com Cybertruck menos angulosa. Mas a grande sacada é a inclusão de um EVTOL, um drone com capacidade para dois passageiros, transportado na caçamba do veículo. A empresa diz que são necessários apenas cinco minutos para aprender a dirigir o equipamento, e três horas para dominá-lo completamente. Embora pareça distante da realidade, a XPeng garante que uma pré-venda será aberta em breve.

O AeroHT, da XPeng, conta com um EVTOL para dois ocupantes na caçamba
O AeroHT, da XPeng, conta com um EVTOL para dois ocupantes na caçamba (XPENG/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.