Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino
Continua após publicidade

Com 1200 cavalos e 4 motores, nova F80 é a Ferrari mais potente já criada

Sucessora de LaFerrari, de 2013, a nova F80 tem um V6 à combustão e três motores elétricos que aceleram o hipercarro a 100 km/h em 2,1 segundos

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 out 2024, 17h00 - Publicado em 17 out 2024, 16h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A cada década, a Ferrari junta tudo o que aprendeu no automobilismo, tanto na Fórmula 1 quanto em outras competições, como Le Mans, principal corrida de Endurance, e reúne a tecnologia e a expertise acumuladas em um modelo capaz de rodar nas estradas de forma legal. Em 2013, apresentou a LaFerrari, então o modelo mais poderoso que havia criado para as ruas. Nesta quinta-feira, 17, a marca do “cavallino rampante” anunciou o novo hipercarro esportivo F80.

    Como o nome já deixa claro, sua nomenclatura é uma continuação de modelos icônicos como a F40, produzida entre 1987 e 1992. A equipe de design, liderada por Flavio Manzoni, faz homenagem ao modelo, especialmente no painel vertical que destaca da roda. Mas há outras inspirações. “A F80 marca uma nova era, com linguagem de design mais tensa e extrema, reforçando sua herança de corrida. Há referências claras à indústria aeroespacial, que ressaltam a tecnologia de ponta e a engenharia elegante de cada solução técnica”, diz o comunicado oficial do modelo.

    F80 tem quatro motores, um V6 3.0 biturbo à combustão e três elétricos
    F80 tem quatro motores, um V6 3.0 biturbo à combustão e três elétricos (Ferrari/Divulgação)

    O motor principal é um V6 3.0 biturbo usado no protótipo 499P, carro que ganhou a corrida de Le Mans em duas ocasiões. Além dele, há três motores elétricos, um em cada eixo traseiro e mais um localizado entre o motor à combustão e a transmissão de dupla embreagem de oito velocidades. Este último é o MGU-K, cujo trabalho é ligar o carro, recuperar energia para recarregar a bateria e adicionar mais torque. É a primeira vez que a Ferrari usa um motor elétrico projetado e testado internamente.

    Continua após a publicidade

    A combinação dos quatro motores produz 1.200 cavalos de potência (900 do V6 e mais 300 elétricos). Trata-se da Ferrari “street legal”, ou seja, liberada para andar nas ruas e estradas, mais potente já feita pela empresa. Para ter ideia, ele sai do zero e alcança 100 quilômetros por hora em apenas 2,1 segundos. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 350 km/h.

    O design foi pensado para otimizar a aerodinâmica. A combinação com o novo sistema de suspensão, totalmente independente, com quatro motores elétricos de 48V, um em cada eixo, reforça a vocação para a pista. Nas estradas e ruas, o sistema é mais complacente. Em um autódromo, no entanto, ele “cola” o carro no chão e aumenta a estabilidade, especialmente em curvas mais fechadas, que exigem frenagens violentas.

    Continua após a publicidade

    O interior é focado totalmente no condutor. O console central mostra uma mistura de botões e controladores, e há uma única tela atrás do volante. O banco do motorista é vermelho, enquanto o do passageiro é preto, localizado um pouco atrás.

    ferrari f80 3
    Interior da F80 é totalmente focado no condutor, com uma única tela atrás do volante (Ferrari/Divulgação)

    A Ferrari já afirmou que serão produzidas apenas 799 unidades (mais do que a LaFerrari, que teve apenas 399), ao custo individual de 3,6 milhões de euros, equivalentes a 22 milhões de reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.