Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

O tema polêmico que impede Morrissey de lançar novo disco

Cantor e ex-vocalista do The Smiths alega que todas as grandes gravadoras de Londres recusaram o projeto, gravado em 2021

Por Mariana Carneiro 10 set 2024, 16h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O cantor Morrissey
    Morrissey, ex-vocalista da banda The Smiths (//Divulgação)

    O cantor inglês Morrissey, ex-vocalista da banda The Smiths, revelou que está enfrentando dificuldades para lançar seu novo álbum Bonfire of Teenagers (“Fogueira de Adolescentes”, em tradução livre) devido à polêmica faixa-título do projeto, que trata do ataque terrorista que matou 22 pessoas em um show de Ariana Grande em Manchester em maio de 2017. Na canção, que apesar de não lançada, já foi apresentada por Morrissey ao vivo algumas vezes, ele canta sobre uma jovem que foi “pulverizada” no evento e pede para que “peguem leve com o assassino”.

    Publicidade

    Em entrevista ao jornal inglês The Telegraph, Morrissey contou que o disco foi finalizado em 2021 e deveria ter saído no ano seguinte, mas acabou engavetado pela Capital Records, gravadora responsável pelos lançamentos do músico na época. Mesmo após romper contrato com a empresa em dezembro de 2022 e comprar os direitos do álbum, o cantor não conseguiu lançá-lo. “Todas as grandes gravadoras de Londres recusaram o disco, ao mesmo tempo que admitiram que ele é uma obra-prima. Ainda estamos nas garras da ‘cultura da idiotice’, ela está em todo lugar. Naturalmente sou um dos primeiros a ser amordaçado, já que toda a minha vida dependeu da liberdade da expressão”, alegou.

    O cantor também disse que não considera remover a canção controversa do disco para conseguir lançá-lo: “Quando você se edita ou se autocensura, os idiotas vencem. O fato é que artistas genuínos na Inglaterra estão sendo mantidos como reféns por pessoas que se opõem a qualquer tipo de opinião diferente”, afirmou. Essa não é a primeira vez em que Morrissey polemiza com comentários referentes a um ataque terrorista. Em 2011, o artista afirmou que um massacre que deixou 77 mortos na Noruega “não foi nada” comparado ao número de animais que morrem diariamente para a produção de hambúrgueres em redes de fast food.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.