A cantora Shakira vai enfrentar uma nova investigação em relação ao pagamento de impostos na Espanha. Segundo a agência Associated Press, um tribunal nos arredores de Barcelona informou na quinta-feira, 19, que abrirá uma nova investigação sobre uma suposta fraude fiscal da cantora colombiana em 2018.
Esta não é a primeira vez que a cantora enfrenta problemas fiscais no país. Ela já responde a um processo, ainda sem data marcada para o julgamento, por ter supostamente deixado de pagar 14,5 milhões de euros em impostos no país entre 2012 e 2014. A nova acusação analisará duas situações que teriam acontecido após 2018, mas o valor que teria sido sonegado não foi revelado.
Os casos estão sendo julgados por um tribunal na cidade de Esplugues de Llobregat, perto de Barcelona. Sobre as primeiras acusações, Shakira nega qualquer tipo de irregularidade, e alega que morava nas Bahamas durante o período de 2012 a 2014. Os promotores de Barcelona, no entanto, alegam que, apesar da residência oficial da cantora ter sido no Caribe, ela passou mais da metade desse período na Espanha e, portanto, deveria ter pago impostos no país.
Em comunicado enviado à Associated Press, a empresa de relações-públicas de Shakira, Llorente y Cuenca, disse que a artista, que mora em Miami com os filhos desde que se divorciou de Gerard Piqué, ainda não recebeu nenhuma notificação sobre a segunda investigação e que a artista “sempre agiu conforme a lei e seguindo o conselho de seus consultores financeiros”.”[Shakira] agora está focada em sua carreira artística em Miami e está calma e confiante de que receberá uma resolução favorável de seus problemas fiscais”, disse a empresa.