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Acabou a moleza (por José Casado)

Na vida real o voto está mais facultativo a cada eleição

Por José Casado
1 dez 2020, 10h00
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  • Por lei, o voto continua obrigatório. Na vida real está mais facultativo a cada eleição. Um em cada três eleitores decidiu não votar no domingo. A abstenção avançou na década e, agora, mais que dobrou em relação às eleições municipais de 2000. Na cidade do Rio chegou a 35%. Somou 47% em Copacabana, o bairro de maior densidade demográfica.

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    A recusa voluntária de 1,7 milhão superou a determinação da escolha majoritária nas urnas: Eduardo Paes (DEM) se elegeu com 1,6 milhão de votos, 91 mil abaixo do volume de abstenção. Não ofusca sua vitória acachapante sobre o trêfego pastor-prefeito, desde ontem em súplica por vaga no ministério de Jair Bolsonaro.

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    O vírus semeou medo. Foi real o temor da contaminação em Petrópolis. Há 15 dias a cidade registrava a média de 100 infectados transmitindo para 110 pessoas. Na semana passada, a taxa saltou de 110 para 230. Resultado: abstenção de 35,6%, muito acima do primeiro turno (29,9%).

    Mas a pandemia também disseminou empatia. Beneficiou quem ficou contra o pandemônio governamental, o negacionismo fomentado pelo Palácio do Planalto. Bruno Covas (PSDB) esgrimiu com o argumento da ciência e acabou premiado em São Paulo com um milhão de votos de vantagem sobre o adversário e 400 mil acima do volume de abstenção.

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    Porém, o mais notável efeito pandêmico foi deixar escancarado o desleixo pelo eleitor que espertos chefes partidários embutem na lei eleitoral.

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    Há 33 partidos registrados — outros 77 em formação—, todos acomodados numa legislação que impõe bilionário financiamento anual dos partidos, o custeio extraordinário de cada eleição, a propaganda subsidiada em rádio e televisão, além da obrigatoriedade do voto. É dinheiro fácil do erário e imposição do dever de votar ao cidadão.

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    Acabou a moleza. A pandemia motivou e a tecnologia ajudou a facilitar a justificativa de ausência. Na prática, o voto obrigatório já é facultativo. Partidos e candidatos terão de se virar para convencer o eleitor a votar. Caso contrário, assumem o risco de declínio na representatividade eleitoral, fórmula certa para a crise permanente.

     

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    Transcrito de O Globo

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