Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que Lula escolheu Paulo Gonet para a PGR

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 19h49 - Publicado em 27 nov 2023, 16h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paulo Gonet, Lula e Flávio Dino, no Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (Ricardo Stuckert/PR)

    A escolha de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República estava mais certa que a de Flávio Dino para o Supremo nas últimas duas semanas.

    Segundo a coluna apurou, o presidente Lula – que já pendia por escolher o subprocurador eleitoral para PGR – ouviu dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes que Gonet era o melhor nome com trânsito na corte.

    Hoje sob ataque do Senado, os colegas de toga buscam aliados para evitar que a pauta bolsonarista contra o STF prospere nos próximos dois anos, tempo do mandato de um PGR.

    Recentemente, a maioria dos senadores aprovou uma PEC que diminui poderes de ministros em decisões monocráticas, empoderando o plenário.

    O caso ainda vai para a Câmara, mas a ideia no campo político da direita é tentar fazer outras mudanças no funcionamento da corte.

    Continua após a publicidade

    Também pesou em favor de Paulo Gonet a atuação do Ministério Público Eleitoral sob seu comando, que levou à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Duas vezes, aliás.

    A atuação pessoal do procurador no caso da reunião de Bolsonaro com embaixadores, na qual o político desqualificou o sistema eleitoral brasileiro, foi considerada exemplar.

    No histórico recente, Gonet também agradou ao dizer que Lula não cometeu irregularidade alguma quando chamou o ex-presidente e líder da extrema-direita de “genocida”.

    Continua após a publicidade

    A “campanha” de Paulo Gonet pode ter sido bem mais fácil que a de Dino, mas também não foi um mar de rosas, sem resistência.

    O futuro procurador-geral é católico fervoroso, assim como Augusto Aras, gerando constantes preocupações em setores do PT e da esquerda.

    O temor é de que Paulo Gonet tenha atuação conservadora em pautas progressivas, como a da legalização do aborto, discussão que foi interrompida no STF, mas pode ser retomada nos próximos dois anos, também enquanto ele estará à frente da PGR.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.