Polícia Federal intensifica fiscalização dos portos brasileiros
Agentes e delegados realizaram exercício em três portos nesta terça-feira, simulando o acesso de forma irregular, para verificar a segurança
A Polícia Federal está atuando para intensificar sua política de fiscalização dos portos brasileiros e aumentar a segurança do país em relação a riscos como embarcações não autorizadas e entrada de drogas em contêineres usados nesses locais.
Nesta terça, 25, policiais realizaram exercícios simulados para comprovar a eficácia do Plano de Segurança Portuária nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Itajaí (SC). Durante as atividades, a PF simula o acesso aos portos de forma irregular, descumprindo os protocolos de segurança, para analisar a conduta dos funcionários dos terminais.
Além disso, a PF verifica a eficácia da segurança portuária em casos como a entrada não autorizada de embarcações nos terminais e a introdução de drogas em contêineres. A corporação tem executado projetos para construir protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais e para o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias.
A segurança dos portos brasileiros tem sido motivo de preocupação da Polícia Federal. Neste mês, a PF deflagrou a Operação Além Mar, que investiga um esquema de tráfico internacional de drogas no país.
Segundo a investigação, toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa usando portos brasileiros, especialmente o Porto de Natal (RN). Na megaoperação, foram expedidos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão distribuídos por 12 estados e pelo Distrito Federal.
ASSINE VEJA
Clique e Assine