PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

O teatro da moderação da extrema direita europeia copiado no bolsonarismo

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 jun 2024, 18h49 - Publicado em 11 jun 2024, 18h07

O novo comportamento – ou nova roupagem, vá lá – dos líderes da extrema direita europeia está sendo analisado com lupa pelos nomes de destaque do bolsonarismo no Brasil, após o crescimento de partidos com essa ideologia na eleição para o parlamento europeu.

Quem acompanha a política de alguns países sabe do que estou falando. O teatro da moderação da extrema direita na Itália e na França, por exemplo, será copiado pelo bolsonarismo para apresentar forças políticas em 2026, inclusive para a disputa presidencial. 

De certa forma, isso já está sendo feito por Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher e ex-primeira-dama do Brasil. Mas isso tende a aumentar muito, segundo apurou a coluna.

E que comportamentos são esses?

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não grita como Jair Bolsonaro. Nunca levanta a voz, ou raramente faz isso, mas o programa político dela é muito próximo daquele da extrema direita brasileira. 

Continua após a publicidade

Jordan Bardella, o político de 28 anos da extrema direita francesa, não faz declarações grotescas sobre minorias, tampouco quer só lacrar na internet como expoentes do bolsonarismo.

Bardella está sempre com o terno impecável, tenta se apresentar como alguém distinto e até humilde, não na aparência, mas na fala… em todas suas declarações.

Quem não lembra de Marine Le Pen, a líder mais experimentada na França, dizendo que Bolsonaro fala coisas inaceitáveis? Todavia, o programa de governo divulgado em sua última campanha tem a mesma formatação bolsonarista.

Entendeu, leitor, o que deve acontecer no Brasil nos próximos anos? Vem aí o bolsonarismo moderado, algo que não existe, sendo criado, maquiado e apresentado a você…

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.