Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O que as pesquisas Ipec, Datafolha e Quaest revelam sobre Lula x Bolsonaro

Três levantamentos presenciais têm dados semelhantes

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2022, 11h41 - Publicado em 16 ago 2022, 08h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As três principais pesquisas feitas de forma presencial no país estão apontando caminhos muito parecidos para o  dia 2 de outubro. Embora todos os levantamentos tenham sua metodologia, os institutos Ipec, DataFolha e Genial/Quaest fazem a coleta dos dados de forma presencial, o que torna os dados ainda mais exatos, na opinião da maioria dos cientistas políticos.

    E são exatamente essas três pesquisas que apontam na mesma direção: Lula permanece na liderança e está conseguindo manter uma vantagem importante sobre Jair Bolsonaro ao longo das semanas. A pesquisa mais recente, divulgada nesta segunda, 15, pelo Ipec, mostra Lula com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro com 32%.

    No início de agosto, o levantamento da Genial/Quaest apontou exatamente os mesmos números: Bolsonaro com 32% e Lula com 44% dos votos.

    No final de julho, a pesquisa do Datafolha indicou uma distância maior entre os dois: Lula teria 46% dos votos e Bolsonaro teria 29% no primeiro turno.

    Esse levantamento foi feito antes da “colheita” esperada pela equipe de Bolsonaro em agosto e a próxima pesquisa do Datafolha, que será divulgada na quinta, 18, deve ter alguma alteração nos números. Mesmo com a diferença apontada pelo Datafolha, é possível afirmar que os levantamentos estão muito semelhantes.

    Continua após a publicidade

    A rejeição ao nome do presidente também oscila pouco nas pesquisas: no Ipec, a rejeição a Bolsonaro é de 46%; no Datafolha, é de 53%; e na Genial/Quaest, é de 55%.

    Em meio às incertezas do início oficial das campanhas, alguns dados já estão mais do que comprovados: o maior obstáculo no caminho de Bolsonaro é a rejeição ao seu nome e o maior triunfo de Lula é usar exatamente essa rejeição para crescer.

    Os próximos dias serão intensos e com mais pesquisas sendo divulgadas toda semana. A diversidade de levantamentos ajuda os brasileiros a terem acesso aos números e a acompanharem a evolução da disputa.

    Os números são essenciais para desenhar o cenário que veremos no dia 2 de outubro. Até lá, cabe ao eleitor avaliar se seu voto está indo no caminho certo ou se é preciso rever sua escolha.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.