PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

O detalhe assustador na pesquisa depois da cadeirada de Datena em Marçal

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 set 2024, 22h37 - Publicado em 18 set 2024, 18h05

Se a cadeirada de José Luiz Datena em Pablo Marçal mudará o curso da eleição para a prefeitura de São Paulo, isto é incerto. Mas os números da primeira pesquisa após o absurdo ato de violência são assustadores neste sentido.

Quem deu a cadeirada cresceu dois pontos percentuais. Quem levou a cadeirada perdeu três pontos percentuais. É ou não é sintomático (mesmo que seja cedo para dizer levando em consideração a margem de erro)?

Por mais que ninguém queira o marçalismo – desculpe, ninguém é exagero quando analisamos os números percentuais do ex-coach nos levantamentos -, é um absurdo que uma cadeirada ressuscite outro candidato.

Na pesquisa Quaest divulgada nesta quarta, 18, Ricardo Nunes manteve 24%, Guilherme Boulos subiu de 21% para 23%, enquanto Marçal recuou de 23% para 20% e, vejam vocês, leitores, Datena ultrapassou Tabata Amaral, subindo de 8% para 10%.

Caso isso seja a salvação da lavoura para o tucanato, o Brasil realmente caminha para o abismo do abismo após o surgimento do bolsonarismo e sua possível mutação para o marçalismo.

Continua após a publicidade

Agora, além do extremismo, do negacionismo, do terraplanismo e do coachismo na política, veremos a social-democracia, de Mário Covas, Franco Montoro, FHC e José Serra, ressuscitando da UTI com um apresentador de TV candidato… e destemperado.

Que fique claro: se essa tendência dos números se confirmar nas próximas pesquisas, justamente como consequência da cadeirada de Datena em Marçal, a salvação do tucanato será também a tampa do caixão na social-democracia brasileira.

Por mais contraditório que isso possa parecer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.