Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa revela fracasso de Lula e do PT nas três principais capitais

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 mar 2023, 16h47 - Publicado em 15 mar 2023, 15h48

Lula fez inúmeras alianças para ser eleito presidente com o apoio de uma frente ampla. Conseguiu algo inédito: a derrota, pela primeira vez, de um mandatário que buscava a reeleição no Executivo.

O momento de comemoração passou.

O início das pesquisas eleitorais para os pleitos municipais, São Paulo, Rio de Janeiro – e, agora, Belo Horizonte – mostra que a conta da criação da frente ampla finalmente chegou.

Como revelou a Paraná Pesquisas, o PT está sem candidato nas três principais capitais do Brasil porque Lula precisou ampliar sua aliança quando precisava vencer Jair Bolsonaro.

Continua após a publicidade

No Rio, o acerto é com Eduardo Paes que, mesmo com a prefeitura nas mãos, lidera com pouca folga contra Flávio Bolsonaro, o filho Zero Um do ex-presidente.

Enquanto em São Paulo a aliança é com a esquerda – de Guilherme Boulos, que lidera – em Belo Horizonte o acerto é, assim como no Rio, com o PSD, que vê um bolsonarista a frente nas pesquisas.

“O que os três levantamentos da Paraná Pesquisas mostram é que Lula está mais casado com o Gilberto Kassab do que qualquer outra coisa”, avalia de forma certeira um cientista político.

Continua após a publicidade

Um casamento com o centro que – até agora – rendeu frutos para o governo federal, mas coloca o PT totalmente no corner em 2024 nessas três principais capitais do país.

Kassab cobrará a conta, e Lula, mais do que nunca, terá que aceitar. Isso, à medida que precisa desesperadamente dos parlamentares do PSD para conseguir aprovar matérias no Congresso.

PS – O instituto de pesquisa – apenas lembrando, leitores – foi o que chegou mais perto do resultado oficial das eleições presidenciais de 2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.