Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Marechal Lott na vida real e no cinema assombrando bolsonaristas

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 jun 2024, 18h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Marechal Lott e Jango (Reprodução/Reprodução)

    Pouca gente percebeu. No último dia 15 de maio, foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara a proposição do Projeto de Lei 4409, do deputado Alfredinho do PT, que insere o nome do Marechal Henrique Teixeira Lott no Livro dos Heróis da Pátria.

    A proposta está agora na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aguardando relator. Essa homenagem promete remoer o passado e transformar a CCJ, mais uma vez, em um palco de discussões ideológicas. O Marechal Lott foi um militar democrata, defensor intransigente da Constituição, que combateu uma tentativa de golpe em 1955 e mandou prender os golpistas que planejavam impedir a posse de Juscelino Kubitschek, presidente legitimamente eleito pelas urnas. Impossível não lembrar do 8 de janeiro.

    Ao colocar os tanques na rua, Lott botou pra correr os conspiradores. Quase dez anos depois, muitos deles fariam o Golpe de 1964 e derrubariam João Goulart.
    Na CCJC, os bolsonaristas podem ficar numa situação irônica e desconfortável, votando contra uma homenagem a um militar fundamental na História do Brasil, que, ironicamente traz de volta um cenário político muito parecido com o atual.

    Em breve, esse confronto pode ir para o Plenário. Parentes, amigos, jornalistas e políticos estão se movimentando para que aconteça uma homenagem que pode incluir uma Sessão Solene na Câmara pelos 70 anos do Movimento do 11 de Novembro que garantiu a posse de Juscelino e a Democracia no país.
    O Marechal também vai assombrar os golpistas no cinema. A produtora Scriptonita Films, de Ciça Castro Neves e Luca Paiva Mello, acaba de adquirir os direitos da biografia do Marechal Lott, O SOLDADO ABSOLUTO, escrita por Wagner William. Em breve, a história do militar democrata vai estar na telona.

    O livro é da Editora Record e deu um salto de vendas de 2018 para cá, com as inevitáveis comparações entre o marechal legalista e os militares que apoiavam os manifestantes que acamparam em frente aos quartéis. A pergunta: “onde está o Marechal Lott?” ecoou nas redes sociais.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.