Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Lula x Bolsonaro: o que dizem as últimas pesquisas antes do 1º Turno

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2022, 11h21 - Publicado em 1 out 2022, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova rodada do Datafolha, divulgada neste sábado, 1º, revela que o debate presidencial da Rede Globo não trouxe alteração para a disputa presidencial. Deu empate, como havia anotado esta coluna.

    Os números são os mesmos do levantamento divulgado horas antes do último encontro dos candidatos perante a nação. Lula tem 50% dos votos válidos, Jair Bolsonaro, 36%, Simone Tebet aparece surpreendentemente com 6% – pela primeira vez na frente de Ciro Gomes -, que minguou… aparecendo com 5%.

    Mesmo que os líderes das pesquisas estejam mantendo uma linha reta, segundo o datafolha, essa movimentação de Simone Tebet para cima e de Ciro Gomes para baixo indica que os eleitores indecisos podem estar escolhendo seus nomes e o voto útil pode estar em andamento nas horas que antecedem a eleição mais violenta da história do Brasil após a redemocratização.

    Se conseguir 50% dos votos válidos mais um voto, Lula vencerá eleição sem a necessidade de um outro turno para decidir quem será o próximo presidente da República. Para calcular os válidos, são excluídos do levantamento votos brancos e nulos.

    Em maio deste ano, a coluna já afirmava que “Lula estava próximo de vencer as eleições no primeiro turno ou entrar no segundo turno com uma boa vantagem sobre Jair Bolsonaro”.

    Continua após a publicidade

    O Ipec – antigo Ibope – mostra, também no dia de hoje, a queda de Lula de 52% para 51% dos votos válidos e Jair Bolsonaro crescendo 3%, saindo de 34% para 37%. Os outros candidatos permanecem nos mesmos patamares.

    A única exceção na Ipec é o Ciro Gomes que tinha 6%, e agora caiu para 5%, empatando com Simone Tebet. Segundo cientistas políticos ouvidos pela coluna, isso quer dizer que o movimento do voto útil também pode estar ajudando o líder da extrema-direita e não somente o petista.

    Mais cedo, a pesquisa Ipespe/Abrapel indicou Lula e Bolsonaro indo ao segundo turno, mas de forma apertada. Segundo o Instituto, o petista atingiu 49% dos votos válidos, contra 35% de Jair Bolsonaro, 8% de Ciro Gomes e 7% de Simone Tebet. 

    Continua após a publicidade

    Há, contudo, uma péssima notícia para Bolsonaro, mesmo que o levantamento Ipespe esteja apontando, de forma apertada, para uma eleição decidida em dois turnos. O presidente perdeu dois pontos percentuais nos votos válidos.

    Já a nova rodada da Genial/Quaest, também na véspera da eleição, mostrou, assim como havia apontado o Ipespe, Lula com 49% dos votos válidos, mas com o atual presidente com 38%. A menor diferença registrada nessas pesquisas.

    Diante deste cenário em que algumas dos melhores institutos de pesquisas apontam para uma vitória no primeiro turno de Lula ou a ida para um segundo turno, de forma apertadíssima, cada voto contará. O índice de abstenções também poderá definir a eleição neste histórico 2 de outubro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.