Era só o que faltava, Paulo Guedes
Decreto que entrega à Casa Civil a palavra final sobre gestão do Orçamento é mais um esvaziamento do ministério da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vem perdendo o poder desde que chegou… ao poder. De super ministro está virando agora mini-ministro do governo Jair Bolsonaro.
Desta vez, foi o decreto da gestão, que entregou ao ministro Ciro Nogueira a palavra final para qualquer mudança no Orçamento.
O Ministério da Economia tem dentro dele o que era a pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, portanto é por ele, Guedes, que teria que passar qualquer decisão de sobras o dinheiro do governo, ou remanejamento de verba.
Não contente em inflar o RP9 (o orçamento secreto), que dá ao deputado Arthur Lira e outros integrantes do centrão parcela grande do Orçamento, o presidente Bolsonaro agora entregou a gestão do dia a dia do Orçamento, que sempre foi atribuição da Economia, a outra parte do centrão. No caso, o ministro Ciro Nogueira.
Isso não vai provocar reação do ministro Paulo Guedes. Ele já está dizendo que, assim, poderá dividir com Nogueira as brigas em torno dos nacos do orçamento.
Mas isso é “jogo do contente”, como fazia a personagem da história infantil Poliana. A conclusão é uma só: Guedes diminuiu mais um pouco e agora em área central do seu ministério.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.