Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A reação de Múcio à decisão do TSE que vetou acesso de militares às urnas

Saiba aqui

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 20h54 - Publicado em 27 set 2023, 15h52

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou à coluna não ver “nenhum problema” na decisão do Tribunal Superior Eleitoral de retirar as Forças Armadas da lista de entidades fiscalizadoras do processo eleitoral brasileiro.

“Nenhum problema mesmo. Não é da rotina das Forças Armadas. Quando precisarem, estaremos às ordens”, disse José Múcio sobre a determinação da corte – por unanimidade – nesta terça, 26.

A interlocutores, o ministro da Defesa havia dito que se trata de mais um passo na volta à normalidade, com o judiciário exercendo o papel constitucional de um lado – e os militares de outro.

Como mostrou este espaço em novembro de 2022, as Forças Armadas colocaram mais uma mancha em sua história ao instigarem mentiras sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Continua após a publicidade

A postura foi grave porque manteve o Brasil em clima de “terceiro turno”, mesmo após as eleições, deixando dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral em 2022, exatamente como o ex-presidente Jair Bolsonaro queria.

A iniciativa de colocar as Forças Armadas como entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, tomada pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2021, acabou se mostrando mais tarde um erro, que aumentou a fragilidade institucional no país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.