Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A nova bomba de Lula no Congresso, para além de Lira

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h57 - Publicado em 26 abr 2024, 18h49

Lideranças do Congresso Nacional ouvidos pela coluna sob a condição de anonimato afirmaram que todo o recente avanço que havia sido construído pelo governo Lula na relação com o parlamento – ou boa parte dele – foi por água abaixo com a decisão do Supremo sobre a desoneração das folhas de pagamento.

Após os últimos capítulos nos quais o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamou publicamente o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de incompetente – deixando claro que a quinta gestão petista não cumpre os combinados nas negociações políticas com o parlamento – , houve um esforço coletivo que envolveu o próprio presidente Lula, mas também Rui Costa, da Casa Civil, e Fernando Haddad, da Fazenda.

Os frutos começaram inclusive a ser colhidos nesta semana, quando o governo conseguiu, por exemplo, adiar a apreciação dos vetos do mandatário petista a propostas aprovadas pelo legislativo. Para isso, contou com uma negociação com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Ocorre que não está fácil a vida de Lula. O próprio senador soltou uma nota na qual se mostra extremamente insatisfeito, subindo o tom de uma forma raramente vista nos últimos anos.

Agora, além do problema com Lira e o vai e vem em sua insatisfação com o núcleo político do governo Lula, haverá também um novo comportamento de Pacheco. É o que garantem esses políticos ouvidos pela coluna.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.