Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Zema vira alvo de críticas de bolsonaristas após encontro com Moro

Apoiadores do presidente veem 'traição' do governador mineiro, que recebeu elogios recentes de Bolsonaro

Por Camila Nascimento Atualizado em 25 nov 2021, 13h33 - Publicado em 25 nov 2021, 13h33

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), virou alvo de críticas de bolsonaristas após se encontrar na quarta-feira, 24, com o ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022 e desafeto do presidente Jair Bolsonaro, contra quem deverá disputar a eleição. Nas redes sociais, Zema tem sido chamado de “traidor” e “oportunista””, entre outras ofensas.

A reação ocorre porque os bolsonaristas veem o mineiro como um aliado — em 2018, Zema apoiou Bolsonaro e foi eleito na mesma onda de renovação política que marcou aquela disputa.

O encontro com Moro ocorreu pouco mais de uma semana após Bolsonaro ter feito diversos elogios a Zema durante passagem por Dubai. “É o governador de um estado importante do Brasil. Falamos a mesma linguagem. Temos interesses em comum: ele, pelo seu estado; eu, pelo Brasil. É um casamento, praticamente. É um aliado para o Brasil. O Zema é importante para o quadro da política nacional”, afirmou em 17 de novembro.

Continua após a publicidade

Dois dias depois, em um encontro com empresários, Bolsonaro novamente fez elogios a Zema.”Eu quero primeiro saudar uma pessoa fantástica que está entre nós. O Brasil tem 27 governadores, um se faz presente, de um dos estados mais pujantes do nosso Brasil. Queria saudar o prezado governador Romeu Zema, de Minas Gerais”, disse.

Bolsonaro já ensaiava um apoio a reeleição do governador. “Lá [em Minas Gerais] eu vou é querer um candidato ao Senado, alguns [deputados] federais vou pedir pra vocês também. Agora, o governo é com vocês. Acho que o Zema é um bom nome”, afirmou o presidente para apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada na última segunda-feira, 22.

No final de setembro, durante um evento em Minas Gerais, o governador subiu no mesmo palanque do presidente. Zema recebeu o apoio dos eleitores bolsonaristas e discursou sobre os gritos de “Fora Kalil”, em referência ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o seu principal concorrente na próxima eleição para o governo de Minas Gerais em 2022.

No almoço com Moro, Zema evitou se comprometer sobre apoio, mas elogiou o ex-juiz. “É um bom candidato, uma pessoa séria com um histórico que todos conhecem. E queremos saber o que ele pensa sobre Minas Gerais e quais são os planos dele para o Brasil e para Minas, de forma que a nossa conexão, a nossa proximidade com Brasília, seja sempre a melhor possível, independentemente de quem seja eleito”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.