Rosa Weber rejeita pedido da AGU para proibir que Justiça tire apps do ar
Governo Bolsonaro acionou o STF em março após o ministro Alexandre de Moraes mandar bloquear o Telegram, que vinha descumprindo ordens judiciais

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber rejeitou, na última sexta-feira, 8, um pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) que visava proibir que aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, tenham seus serviços suspensos em razão de descumprimento de decisões judiciais. O pedido da AGU, que representa o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi uma reação à determinação do ministro Alexandre de Moraes de bloquear o Telegram, em março, depois que o aplicativo descumpriu uma série de ordens judiciais, como a de informar quais medidas tem adotado contra a propagação de fake news.
Rosa Weber já era relatora de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade relacionada ao tema, ajuizada em 2016, na qual a AGU fez um pedido incidental. A magistrada rejeitou o pedido sem analisá-lo, por questões processuais. “Por se mostrar manifestamente inadmissível a via processual eleita para a veiculação do pleito formulado, não conheço do pedido de tutela de urgência incidental deduzido pelo Senhor Advogado-Geral da União”, escreveu a ministra.
Reportagem de VEJA desta semana mostra que o Telegram é o aplicativo de mensagens que mais cresce no Brasil e virou um reduto de disseminação de fake news e mensagens contra as instituições democráticas e as urnas eletrônicas, pontos que preocupam a Justiça Eleitoral neste ano de eleição. Após a decisão de Moraes de tirar o aplicativo do ar, o Telegram nomeou um representante no país e abriu diálogo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a fim de adotar medidas que possam mitigar o impacto da desinformação no pleito de outubro.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.