Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa mostra briga acirrada pela maior cidade do interior de SP em 2024

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 17 Maio 2023, 09h38

A disputa pelo comando de Campinas, maior cidade do interior de São Paulo (1,2 milhão de habitantes) deve ser acirrada em 2024, segundo levantamento feito entre os dias 11 e 14 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado na terça-feira, 16.

De acordo com a pesquisa, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) e o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) estão empatados tecnicamente nos três cenários sondados. Eles já fizeram o segundo turno na eleição de 2020, vencido por Saadi por 57,07% a 42,93% dos votos válidos.

No principal cenário, Saadi tem 22,2% das intenções de voto, seguido de Zimbaldi, com 18,5% — eles estão empatados dentro da margem de erro, que é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesse cenário, aparecem na sequência Delegada Teresinha (Patriota), com 10,6%; o ex-prefeito Hélio Oliveira (PDT), com 10,4%; o ex-vereador Pedro Tourinho (PT), com 8,1%; e Arthur Orsi (PSD), com 4,7% — todos estão empatados dentro da margem de erro.

Continua após a publicidade

Outros candidatos não atingiram 3% das intenções de voto. Entre os entrevistados, 12,5% afirmaram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 5,1% disseram que não sabem ou não responderam. Foram entrevistados 720 eleitores na cidade.

Em outros dois cenários, com mudanças na lista de candidatos, Saadi e Zimbaldi continuam empatados dentro da margem de erro – sempre com o prefeito numericamente à frente. Em um deles, Saadi tem 23,6% contra 20,6% do deputado. Em outro, o placar é de 26,3% a 22,8%.

Segundo a pesquisa, o governo de Saadi tem a aprovação de 51,5% dos eleitores de Campinas e a reprovação de 43,6% – outros 4,9% disseram que não sabem ou não responderam

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.